quarta-feira, 13 de julho de 2011

Licor de anis estrelado

O Licor de Erva-doce foi eleito o meu melhor licor até hoje. Também gosto muito. Acho que está uma mistura muito equilibrada de sabores, entre a aguardente e o açúcar, com a nota suave da erva-doce. Mas claro, tenho de ter a opinião de mestre do meu amigo S., o conhecedor da ciência da degustação de bebidas. Ele é quem dará o veredicto final, ele que até agora elegeu o Licor de Poejo como o melhor dos melhores. Mas acho que ele vai gostar deste...


Gostos são algo subjectivo e, sinceramente, acho que o principal mesmo é o gosto de cada um e que cada um se agrade daquilo que prova. Mas para mim, mais do que provar, o meu prazer está no fazer. Este, de anis estrelado, está em maceração há um mês, para daqui a outro mês o transformar numa bebida apetecível. É um prazer de evasão. É uma alquimia de sensações, aquela que experimento. É quase como se estivesse no meu laboratório privado, cheio de líquidos e frascos, tubos em ebulição, fumos inebriantes e coloridos, odores misturados para darem origem a um só, a descobrir demoradamente. É uma fusão de matérias diversas com o objectivo de proporcionar um momento breve, o de reter por momentos um sabor que será único para cada um, um momento breve mas que perdurará na memória enquanto esta o permitir. É transformar a matéria em algo imaterial, em algo que não se toca, nem se sabe explicar muitas vezes, mas que se sente e permanece.
E já devem de estar a constatar que tudo isto não é mais do que os vapores do álcool que me subiram ao cérebro, eh eh. Ou como diria uma amiga minha, muito prática, "só tu mesmo para fazeres poesia com uma coisa destas". Pois, pensem lá o que quiserem, eu de facto sinto esta turbulência toda que me aquieta e pudesse eu dedicar mais tempo a fazer licores, a experimentar, a originar novos sabores e a dá-los a todos a provar!

10 comentários:

  1. Margarida,
    Fiquei com água na boca ao ver suas infusões.
    Como eu só gosto de bebida docinha, o licor está entre as minhas preferidas.
    Minha avó era exímia "fazedora" de licores (até herdei dela um funil enorme de vidro para coar), mas ela costumava fazê-los de frutas (jabuticaba, jenipapo, tangerina, etc.) e de leite (uma maravilha!).
    Como sou um tantinho preguiçosa, aproveito que lá em Friburgo tem uma fábrica de deliciosos licores e já os compro prontinhos para apreciar.
    Mas, tenho certeza que os feitos em casa com tanto carinho, como os seus, são os melhores do mundo!
    Bjs.
    Myrian

    ResponderEliminar
  2. Devo concordar com o seu amigo S., pois adoro o sabor do poejo e em forma de licor deve ser uma delícia.
    Continue nesse ofício e crie mais e mais sabores em forma de licores.
    Que a sua alquimia só venha prosperar !!!!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Srs. Sou apreciador de licores e agradeceria muito a quem me enviar RECEITAS DE LIICORES EM GERAL.luiz FaCIOLI E.MAIL : lantoniofacioli@superig.com.br

    ResponderEliminar
  4. hoje estava procurando receitas de licores, especialmente o de licor de anis e licor de leite e ai encontrei o seu blog, mas para minha tristeza não tinha a receita. Gostaria se possível de receber suas receitas de licores. Desde já agradeço.
    Meu email é vmpellegrini@yahoo.com.br.
    Obrigada. Vergilia

    ResponderEliminar
  5. Olá! Eu queria mesmo era a receita de Licor de anis, minha avó fazia e eu adorava mas não sei fazer nem sei onde encontrar a essência.
    Gostaria de receber suas receitas. Desde já agradeço.
    meu email é m.celeste.bernardo@gmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Olá, meu Deus, esses licores são uma loucura, comprei as coisas pra fazer o de Aniz e Erva-Doce, você pode enviar as receitas, se for possível envie também a de Leite que me deu agua na boca
    obrigada Gleysoca

    ResponderEliminar
  7. Boas...
    será que me podia enviar a receita do licor de aniz?
    rafa_neoangel@hotmail.com


    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Será que me podia enviar a receita do licor de aniz?
    lass_016@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. será que me podia enviar a receita do licor de anis?
    licinia1985@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Tb fiquei na expectativa da receita do licor de anis. Vou fazer como fiz tanto outros. Se puder enviar a receita eu agradeço. joherg.joao@gmail.com

    ResponderEliminar