Sempre gostei de lugares calmos, como este campo verde, olhado num dia de chuva, que nos levam a reflectir sobre uma boa conversa, um pensamento, uma leitura...
E sempre gostei de frases com uma mensagem que nos faça pensar.
Lembro-me de que há uns anos, como que por acaso, num quadro repleto de bilhetinhos, li esta: "Perdoar não é esquecer. É lembrar e não doer."
Sempre me habituei a ouvir que "perdoar é esquecer". E isso sempre me fez confusão, porque não conseguia aceitar tal comportamento como literal. Sendo nós seres humanos dotados de memória, como é que poderíamos esquecer, e esquecer alto tão importante que nos tinha marcado e que necessitava do nosso perdão? Até que encontrei esta frase e se fez luz.
De facto, perdoar não é esquecer. Ou a sê-lo, é esquecer para voltar a lembrar de forma positiva. Sem mágoa, sem rancor, sem dor. E ainda que esses sentimentos venham, cobri-los com amor, porque por aí certamente virá a paz.
Creio nisto. Mas também creio que, para chegar até aqui, um tratado teria de ser escrito. Porque falar é fácil, ou melhor, neste caso, escrever é fácil. Mas, na prática, o processo é bem mais demorado de explicar e de aplicar.
Não é fácil. Mas é possível! Certamente que o é.
Gosto de te ler!
ResponderEliminarQue frase tão bonita... e tão cheia de verdade!
ResponderEliminar(Eu também fui ensinada que perdoar é esqueçer)