sexta-feira, 18 de novembro de 2016

À procura do Outono






















Fomos à procura do Outono, a carraça e eu, um destes dias, numa tarde um pouco mais soalheira que a de hoje, mas densa e húmida. É mágico o ar que se respira na Mata.
Achei os caminhos mais frondosos, os cheiros mais apurados, os sons mais carregados. Ao fim da tarde, os passarinhos agitavam-se em busca de poiso onde descansar durante a noite e a carraça fazia perguntas sem fim, como sempre faz, que ele tem uma curiosidade e imaginação inesgotáveis. 
Por onde passámos, os caminhos fizeram-se de loureiros cujas folhas esmagámos nas mãos para levarmos o cheiro connosco, de cores misturadas de folhas de árvores que não resistiram ao passar da estação, de chuvas de folhas dos castanheiros, de tapetes de folhas caídas do alto, de oliveiras carregadas de azeitonas e que ninguém aproveitou, de cogumelos espalhados nos sítios mais húmidos, de troncos cortados de árvores em risco de queda que o frio já aí está e é preciso aquecer o esqueleto, de medronhos já a cair de maduros, de pessoas que passeavam tal como nós e que diziam "boa tarde", de sol a pôr-se e a sombrear toda a Mata bem como a esfriá-la. A mão quentinha do meu pequenito aquecia-me e o seu ar esperto e sereno ao mesmo tempo, aquietavam-me.
Sem dúvida, o Outono encerra em si um sentimento enorme de nostalgia. Porquê? Não tenho respostas, só sentimentos, e bem fortes, daqueles que se vão transformar em memórias dentro de nós e nos vão acompanhar para sempre.
Já não ia há um bom tempo à Mata. Foi bom regressar. É sempre bom. A Mata é para mim um lugar especial.


7 comentários:

  1. Nao conheço a Mata mas adoro-a graças a ti!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Um dia destes, quando passarem por estes lados, iremos lá! Combinado?

      Eliminar
  2. Que beleza!Adorei!
    Vim deixar um beijo, no dia em que encerro o ano nos meus blogs, ( pra receber o filho de longe, tenho muito a organizar)desejando tudo de bom! Boas festas e até janeiro! Obrigadão pela companhia nesse ano!  chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Chiquinha, vou sentir a sua falta por aí e por aqui :) Mas é por uma boa causa. E na volta, tenho a certeza de que vai ter muitas piadas para nos contar! :)) Beijos e tudo de bom.

      Eliminar
  3. a mata, esse lugar mágico!!! puto lindo!homemzinho!!! foi bom voltar a ver esses caminhos.

    ResponderEliminar
  4. Que delícia de imagens!!
    Passeio, família e natureza = Maravilhoso, conjugação perfeita!!
    Beijinho enorme minha querida, tem um maravilhoso fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina. Que o fim de semana também te seja fantástico e que possas tirar bom proveito de cada minuto. Beijinhos.

      Eliminar