quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Flores e café com leite

Como eu gosto das manhãs!
Sol a entrar, ar fresco e limpo. Para mim, manhãs são um livro cheio de histórias a contar. Para lê-las, é só ir passando as folhas devagarinho, uma a uma e voltar atrás no caso de ficar esquecido algum pormenor. Pena que a correria do dia-a-dia nem sempre o permita...
E agora, junto-lhe uma recordação doce, a do café com leite. Geralmente bebo leite com chocolate porque, para grande desgosto meu, não consigo gostar de leite simples. E digo desgosto porque acho o leite um alimento lindo. Bonito, mesmo. E puro, claro está, é sempre mais saudável. Já tentei várias vezes. Quente, frio, simples, com açúcar, mas não vai. Não consigo. Então há que disfarçá-lo. Hoje faço café na cafeteira italiana e junto ao leite. Booom... É uma doce recordação porque me lembra das únicas vezes em que bebia café com leite em alternativa ao leite com chocolate, em pequena: quando saía com os meus pais e passávamos a noite numa residencial, geralmente no Algarve. De manhã, o pequeno-almoço era sempre servido com pão fresco ou torrado e café com leite. Daí que, sempre que o bebo, vou lá atrás, onde essa memória guarda momentos de prazer, descoberta e aventura.
Bom feriado a todos, com significado político ou sem ele, mas que seja um dia doce.

9 comentários:

  1. Querida Margarida,
    Experimente acrescentar uma pitada de canela em pó ao seu café com leite. Acho que vai gostar.
    É a única forma de conseguir tomá-lo, já que minhas recordações do café com leite na infância não são das melhores... (rsrsrs)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar, sim! Parece uma delícia. Obrigada pela sugestão, Myrian.

    ResponderEliminar
  3. Eh pá, gosto tanto de cafézinho com leite... Mas como infelizmente sou intolerante à lactose, tenho de beber leite de soja (com baunilha ou chocolate) ou leite sem lactose.
    Bom feriado!

    ResponderEliminar
  4. E será que a diferença é assim tanta, Paula? Tenho tanta curiosidade em experimentar leite de soja!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Flor!
    Café com leite é bom demais! E aliado as manhãs de sol e adornado com flores e Flor então , nem se fala!
    Leite é uma bebida reconfortante e sempre há de nos remeter a bons momentos. Quanto ao leite de soja, já não me faz a cabeça...e dizem que na verdade, nem é tão saudável. Da soja, bom mesmo é o molho e o missô, segundo o literatura.
    Bjos e upas.
    ;*)
    \Q/

    ResponderEliminar
  6. O leite de soja natural, tem um sabor que sinceramente eu não gosto (nada). Mas leite de soja com chocolate, lembra-me pudim de chocolate e com baunilha, pudim de baunilha!!! Tão bom...
    Cotumo comprar mais do Continente (Área Viva), mas já comprei outros e também gostei.
    Experimenta e acho que não te vais arrepender!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Eu também gosto muito das manhãs. Margarida, seu texto começou com esta frase linda. E depois se estendeu bonito por todas as linhas, quando falas do café com leite.

    Nunca tomo leite puro. Estas cafeteiras são o máximo.

    Por aqui até deu para sentir o aroma do café... Posso passar aí para uma prosa?

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Ola Margarida, lindo blog e texto agradabilíssimo! Gosto muuuuito de cafe com leite(tomo de manhã e á tarde), alem de delicioso, me remete á minha infância, que foi maravilhosa. Bjoss e uma semana abençoada.

    ResponderEliminar
  9. Título do post muito inspirado! Delicioso!

    ResponderEliminar