quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Na horta



    



Que bem que me soube voltar à horta, após algumas semanas sem lá ir, devido ao trabalho. Que grande obra tem feito o meu homem, e que amor ele deposita em todo o processo de cultivo. Para nós, amiga e filho, sobra o melhor: a colheita e o sabor :) Passeámos por entre os vários produtos, enfiámos as unhas na terra para arrancar cenouras, espantámo-nos com o tamanho das beringelas, deleitámo-nos com o cheiro e a cor dos tomates, inebriámo-nos com o aroma dos coentros, espantámo-nos com o "feijão a metro" - novidade na horta mas muito saboroso, apreciámos os frutos nas árvores no seu estado de amadurecimento lento e próprio - promessas de Outono, apanhámos o calor tórrido do sol e enchemos a barriga de amoras e de figos. Viemos para casa de carro e pança cheios :) E de alma também! Muitos legumes para cozinhar, partilhar e preparar para preservar para o Inverno. Isto dá-me vida, é uma das minhas terapias e cada vez mais acho que temos de nos agarrar ao que nos faz bem para não desfalecermos com os percalços do caminho. É bem sabido que eu não gosto do Verão, já cheguei mesmo à altura em que o cansaço me está a esgotar e a tirar muita da minha sanidade mental, mas sem dúvida que a abundância desta estação é uma vantagem sem medida, para me provar que realmente todas as estações têm o seu encanto. Até o Verão! :)


10 comentários:

  1. Que maravilha colher o que plantamos..Linda colheita e tens de tudo um pouco.Muito bom! bjs, tuuuuuuuuuuuuudo de bom! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica. Se cá estivesse, partilhávamos tudo consigo! :) Beijos!

      Eliminar
  2. Tantas coisas boas querida, as frutas, os legumes, as ervas aromáticas, as experiências, as tuas palavras, o amor é a gratidão. Não se pode pedir mais. As pequenas coisas à fazer as grandes diferenças!! Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. O amor é a gratidão. A gratidão é o amor. E no fim, o mais importante de tudo é mesmo o amor :) Beijos e mais beijos.

      Eliminar
  3. Que maravilha, dá gosto e um prazer enorme tirar da terra o alimento, plantados por nós mesmos.
    Lindos os figos.
    Bem ao contrário de ti eu não gosto de inverno, porque sofro muito com as doenças degenerativas...me dói muito, já no verão aproveito bem mais.
    Aqui ainda muita chuva, mas o frio está suportável por agora no final.

    e assim vamos agradecendo o que temos de melhor!
    Abraços!

    Aqui estamos sofrendo ataques constantes da abelha preta ou cachorra, não tem ferrão, seu mel não presta é tóxico ...mas faz um estrago danado nas flores e brotações, não consigo mais ver as flores das glícinias, elas cotam tudo para sugar a seiva, já colocamos óleo de neem e nada!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba Lena, nunca ouvi falar dessa abelha, pelo menos não com esse nome, mas estou a ver que não tarda ela vai aparecer por aqui também. Enfim, um dia de cada vez. E espero que o seu final de Inverno seja suave para si :) Beijinhos.

      Eliminar
  4. Olá amiga!
    Moro no Sul do país, e estamos ainda com frio e chuvas,
    então vamos para o Nordeste, onde o clima é tropical e não faz frio nunca...
    uma delícia!
    bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah bom, agora entendi! Por cá, uma chuvinha já seria bem vinda, diante do Verão seco que estamos a ter!

      Eliminar
  5. Olá Margarida!
    Que delicia!!! A sua horta está a dar frutos:):) E esses figos?! Não há sensação melhor do que comer fruta directamente apanhada da árvore! As beringelas estão um mimo, este ano as minhas perderam-se todas:( O calor estragou tudo... Beijinho grande!

    ResponderEliminar