sexta-feira, 17 de junho de 2011

Selva de pedra

Nascem no meio das nossas calçadas. De aparência delicada, conseguem romper pedra e resplandecer. Ao brotarem, trazem consigo mensagens.

Dão-nos conta da beleza simples mas tão fortemente colorida no meio do cinzento de uma cidade. E enternece-nos perceber que ainda somos sensíveis à beleza.
Dão-nos conta do quanto esta natureza está deslocada no meio da crescente selva escura.
E dão-nos o recado precioso de que a natureza é a mais forte. Sempre. E não há nada que possamos fazer para a suplantar. Não seremos os vencedores. Afinal, quando cá chegámos, já ela existia. Já tudo existia. Podemos ter sido a obra-prima de Deus, mas antes de Ele nos criar, já tinha criado todas as outras coisas. É verdade que Ele também nos deu domínio sobre todas elas. Mas dominar é como gerir. Se a gestão não for feita com responsabilidade, a falência é certa.

Pessoalmente, apesar de ver beleza nestas florzinhas, não me conformo em vê-las despontar no meio da calçada. Alegro-me infinitamente mais em vê-las crescer em liberdade no meio do campo, no meio da terra, no meio da vegetação, pouso para as borboletas, alimento para as abelhas, alegria para os pássaros, cama para os raios de sol e amparo para o orvalho da manhã. E se eu puder morar ao lado delas, não precisarei de mais nada.

4 comentários:

  1. Margarida, que impressionante é a natureza, não é? Selva de pedra - não a conhecia. É uma linda flor. Obrigada, querida, pelo carinho em meu blog. Então, tenha um bom final de semana. Forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Um encanto seu blog Margarida! Vou voltar sempre.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tb já tinha reparado nas flores q nascem mesmo numa nesga de terra. Sim, devíamos aprender com elas,e não nos pormos com exigências para desabrocharmos e desempenharmos o nosso papel!

    ResponderEliminar
  4. Flor, lindo esta postagem e como sempre fotos incríveis. Estou agora pensando nas palavras aí de Zana...

    ResponderEliminar