segunda-feira, 18 de abril de 2011

Barulho

Ontem foi um dia barulhento. A manhã até foi calma. Mas o almoço, ai o almoço... Éramos só nós os três e o sogrinho, mas parecia um arraial. Todos queriam falar ao mesmo tempo e cada um tinha de falar mais alto para se fazer ouvir. Acreditem, quando chegámos à sobremesa eu já estava cansada! Mas feliz. Uma das coisas que verdadeiramente valorizo e aprecio hoje em dia são as refeições. Porque há sempre muita conversa e muita animação. E com a carraçinha mais crescida, já um homenzinho, é um encanto. Sentado no seu lugar, a comer de faca e garfo e a participar na conversa, é o máximo. Tem sempre a sua opinião, tem sempre uma palavra a dizer, nem que seja fora de contexto, mas não interessa, importa é participar.
Desde pequenita que desejo refeições assim. Lembro-me de muitas vezes me escapar para casa dos meus tios e primas lá na aldeia, justamente à hora da refeição. Que pontaria. Mas não era por mal. Quase sempre sentia nessa altura que estava a invadir um espaço privado. Mas era precisamente isso que me encantava. Eles conversavam. As refeições eram animadas, em contraste com as da minha casa que, quando o eram, era pelos motivos errados e para quebrar a rotina das que eram feitas completamente em silêncio.
Hoje essa memória está cada vez mais distante e como exemplo do que tenho de construir no presente. E é uma alegria imensa quando nos acotovelamos para falar enquanto comemos demoradamente, sem pressas, a apreciar tudo. Entendo que a mesa é um lugar de comunhão.

1 comentário:

  1. Tudo isso é maravilhoso e ainda mais regado a este bolo lindo! Imagino que estava tão saboroso quanto este seu momento.
    Bjos

    ResponderEliminar