segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Casa







Quem me conhece, sabe que há uns poucos de anos que anseio ir morar para o campo. Há 5 ou 6 anos, não me lembro bem, pus o meu apartamento à venda, pesquisei, encontrei, negociei, tudo, só me restava que alguém o comprasse para eu poder comprar a casinha dos meus sonhos. As coisas não correram como eu desejava, e conformei-me, adquirindo novas formas de amar a minha casa. Novamente, há coisa de dois anos, voltei ao mesmo sentimento forte e voltei a pôr o apartamento à venda. A tal casinha dos meus sonhos já não estava à venda e encontrei outra. Novamente a espera saiu infrutífera. 
E hoje? Hoje mantenho o sonho. Mas aprendi a amar a minha casa. E percebo que, para onde quer que vá, é aqui que criei raízes, que já vivi o melhor e o pior da minha vida, de onde já saí e acabei por voltar. E amo-a. Por vezes desejo que não seja definitivo este amor, mas tenho, realmente, de ser muito grata pela casa que tenho. Muito arejada, muito luminosa, muito bem situada, com vista para o campo, de um lado e vista para a cidade de outro, e mesmo esta, com um jardim bonito e cuidado. Quando saio e regresso, sinto as mesmas emoções de há 21 anos atrás: a minha casa. A luz das diferentes estações, os cheiros dos dias, as pessoas que vão envelhecendo e outras crescendo, um pormenor aqui e ali que muda, mas o mesmo velho bairro onde me sinto em casa. Do lado com vista para o campo, é onde, afortunadamente, tenho a minha marquise, arejada no Verão e acolhedora no Inverno, de onde ouço o galo cantar a altas horas da madrugada, de onde ouço as ovelhas balirem, de onde vejo o vizinho a cultivar o seu terreno, transformando-o num jardim hortícola, com os seus sons próprios: o motor de rega, o tractor a fresar, os amigos que se juntam para a patuscada, um ou outro que pára para cumprimentar e trocar uns dedos de conversa. A minha casa. É aqui que vivo hoje. Com a graça de Deus.
E depois, convenhamos, qual é a casa que é abençoada com a visita de passarinhos que aqui ficam por horas? Ok, provavelmente muitas, mas deixem-se sonhar, está bem? ;)
E já agora, um feliz mês de Outubro a todos! :)

13 comentários:

  1. O importante é continuar a sonhar...Sei bem das tuas vontades, mas sei também do amor pela tua casa! E é lindo um lugar amado e os pássaros sentem e aceitam o convite...beijos, tudo de bom, adorei as fotos deles! chica Feliz OUTUBRO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que me conhece, Chica! E sabe destacar o que é importante :) Beijo grande e um grande Outubro também para si!

      Eliminar
  2. Eu acho que vais conseguir essa casinha no campo... talvez seja uma questão de paciência.
    Tenho o computador estragado, não consigo entrar no blogue e ir dando notícias. A ver se o conseguem arranjar e volto... Bjs
    Js

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, parece que não sou só eu que preciso de paciência ;) Beijos e que tudo se componha em breve !

      Eliminar
  3. Um dia conseguirás realizar o sonho da casa de campo, enquanto isso não acontece, nada melhor do que amar e sentir-se bem onde moras! Com visita de passarinho,então... melhor ainda!!!
    A foto ficou linda!!
    Como vocês chamam a planta roxa que aparece no fundo de uma das fotos? Aqui chamamos de coléu.
    As duas últimas semanas foram complicadas para mim, ainda estou me recuperando de tantos contratempos. Logo que der, coloco minha visita por aqui, em dia!
    Uma feliz semana e um excelente outubro!!!
    Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo voto de confiança relativamente a este meu sonho, Tiane :) Sim, nós cá também chamamos coleo - é parecido :) Quanto aos teus contratempos, espero que tudo corra pelo melhor! Também eu tenho tido muita azáfama na minha vida e não tenho tido tempo de me actualizar com as tuas novidades. Logo logo estarei aí. Beijos e saudades de te ler.

      Eliminar
  4. Eu amo esses seres tão pequenos os pássaros.
    Eu ao contrário nunca me apeguei a casa da cidade, já vendi e comprei muitas vezes.Meu sonho era ter a casa do mato ...comprei a 20 anos atrás, e me sinto muito feliz quando chego lá. ..me realizo. Mas ainda não moro definitivo...só em Março do ano que vem.
    Tu tens razão qual casa que recebe hóspedes tão lindos como esses pássaros.
    Um mês de outubro ótimo pra ti! bjssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um óptimo mês de Outubro também para si, Lena! Com casa de campo e passarinhos :) Beijos.

      Eliminar
  5. Lembro-me de um piriquito muito simpático...
    bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ambrósio... Esse ouviu dizer que havia sementes melhores em Lisboa e debandou para lá... Pelo menos é o que eu prefiro pensar...

      Eliminar
  6. Minha querida eu acredito que um dia o teu sonho de ter uma casa no campo vai passar a ser a tua realidade. N antes nem depois apenas quando tiver de ser.
    Enquanto isso não acontece nada melhor que aproveitares a tua casinha e torna la cada vez mais a tua cara. O importante mesmo é que estejas bem seja aonde for.
    Beijinho enorme minha querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo, Catarina! Eu não diria melhor :) Beijo grande e grandes realizações para ti!

      Eliminar
  7. Feliz outubro para ti. Deus te abençoe e realize o desejo do teu coraçã.. Bjs

    ResponderEliminar