sexta-feira, 3 de março de 2017

Estrada & Caminho I




Quem quer pegar numa chávena de chá ou café e vir deambular um pouco comigo? Um pouco, porque esta deambulação terá uma segunda parte a seguir a esta, não querendo ser demasiado extensiva hoje.
Sobre a minha mesa estão pedaços da minha vida e daquilo que me tem ocupado a mente e o coração. Vamos caminhar juntos?
A vida é uma estrada. E uma estrada, no mundo físico, é algo fixo. Não interessa a forma como caminhamos, a estrada é a mesma para todos os que a percorrerem. Mas quem caminha pela fé, sabe que não existe nenhum chão fixo; quem caminha pela fé, sabe que o modo de caminhar e ver a estrada espiritualmente, muda o caminhante e muda a estrada.
Exemplo disso é a parábola do Bom Samaritano. Alguém conhece? Lucas 10, 25-37. Apenas digo que temos aqui uma estrada - que vai de Jerusalém para Jericó. Mas, apesar desta mesma estrada, temos cinco caminhos diferentes, tantos quantas as diferentes pessoas que o percorreram. E é a forma de caminhar que faz toda a diferença, é a forma de caminhar que muda o caminhante e muda a estrada.
Quem tiver curiosidade, veja por si mesmo!
O meu desejo é que cada um faça o seu percurso da melhor maneira. Com um ser enternecido. Com a consciência de que qualquer estrada pode virar caminho bom e caminho de Deus, andando na confiança de quem se sabe capaz de encontrar pouso, refúgio e agasalho apenas nele. Com a segurança de quem pousa no ninho de Deus. Com o carregar de um louvor existencial dentro de si. Com a atitude de quem transforma vales áridos em mananciais. Pois, que caminho é este, se eu não puder enfrentar a dor, a perda ou a lágrima com o bálsamo da graça de Deus? Se eu não puder ter dentro do coração a visão, a imagem, a fé, a certeza, a esperança de que posso cavar poços no deserto, porque Deus, na sua graça, vai enchê-los, vai fazer chover sobre eles? Com a consciência de que precisamos uns dos outros, eu de ti e tu de mim, e é nessa força que vamos. Com a certeza de que há o Deus de poder na nossa vida e de graça nesse caminho. Com contentamento no coração. Com a certeza de que Deus é a luz do meu caminho, é o escudo e a protecção da minha jornada. Nele podemos confiar porque Ele não nos sonega a sua graça. E a sua provisão é sempre: bem.
Um Caminho assim, gera Verdade e a Verdade acontece na Vida. Daí Jesus ter dito: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".


6 comentários:

  1. Gostei de te acompanhar nessas deambulações. Muito verdadeiras. Os caminhos são tantos, mas nós podemos mudar o que vemos neles. torna-lo melhor, de preferência e saber mudar de caminho, pegar um atalho, se assim tiver que ser! E claro, sempre com fé e esperança! bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua companhia nesta caminhada, Chica. É uma querida. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Não conhecia esta parábola e gostei muito! Muito verdadeira!
    Estou tomando um chimarrão, uma bebida típica do nosso estado, o Rio Grande do Sul, e descansando depois do almoço enquanto cai uma chuvinha gostosa e refrescante lá fora. Comentei isso porque convidaste para uma xícara de chá ou café, e já estamos, Leonardo e eu, tomando chima.
    Dias desses, recebi pelo whats, algo que falava sobre os caminhos da vida, como o mesmo caminho pode ser totalmente diferente para duas pessoas. Este assunto rende e explica muitas coisas.
    Bom final de semana!
    Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela companhia, Tiane! Cada um no seu canto com a sua bebida - tchim tchim! - num brinde a um caminho cheio de saúde e alegria! Beijinhos e bom fim de semana, faça chuva ou faça sol :)

      Eliminar
  3. Oh minha querida como eu gosto de te ler. Revejo me tantas vezes nas tuas palavras!
    Essa foto está uma delícia. Esse ambiente está mesmo inspirador ♥
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fofa, fofa, fofa. És uma fofa :) Esta é a mesa de uma máquina de costura muito velhinha que me ofereceram e que está na minha varanda. Adoro! Beijinhos grandes.

      Eliminar