sexta-feira, 10 de março de 2017

Estrada & Caminho II




Na nossa conversa anterior sobre estrada e caminho e de formas de caminhar, gostaria de retomar o ponto em que fiquei ou seja, na citação de Jesus quando Ele diz: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". 




E o que tão simplesmente quero acrescentar é que o convite de Jesus é para virmos para o caminho da vida. Caminho onde vamos descobrir que a estrada é a mesma, que a vida é perversa, que a existência é absurda, que há todas as razões para ser nauseante e insuportável. Cada um acrescente o seu ponto de vista à lista. 




Basta ver o caminho de Jerusalém para Jericó na já citada parábola do Bom Samaritano. O trabalhador sai para trabalhar e vem o ladrão para o roubar. É o caminho dele na estrada que também é do trabalhador. Este fica prostrado no chão devido ao assalto e vem o sacerdote e mal lhe liga, pois percebe que não ganha nada com isso. Vem o levita e pensa que, se o sacerdote nada fez, para que vai ele fazer alguma coisa? E é aqui que chega o samaritano, o anti-herói desta história, pois os samaritanos eram considerados hereges pelos religiosos da época. Ironia das ironias, o anti-herói da estrada da religião, é o escolhido por Deus para ser o herói deste caminho da vida, pois foi ele quem socorreu o trabalhador.




Posto isto, a verdade é que não há nenhuma promessa de que o mundo vai mudar. Jesus disse: "No mundo tereis aflições". A profecia está feita. "Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo".




Tudo isto para dizer que, o caminho só muda do lado de fora quando ele muda do lado de dentro. Não existe nenhum caminho do lado de fora que nos vá ser bom, a menos que carreguemos um bom caminho no coração.
O caminho de Deus é um caminho de graça, de misericórdia e quem olha a vida com estes atributos, jamais ficará amargo. Porque sempre vai entender que por trás de qualquer adversidade, há um tesouro oculto, há um bem guardado, há bênção.





Não podemos ter medo de viver, vamos ter de viver! E viver pela fé, e viver desassombradamente, e viver como quem contabiliza todas as coisas como lucro. Tudo é bênção, meus companheiros de caminhada :)


6 comentários:

  1. Adorei CAMINHAR aqui e te ler!Palavras que fazem bem, acrescentam beleza e sabedoria às vidas! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre com palavras de motivação, Chica. Obrigada! Beijinhos.

      Eliminar
  2. MARAVILHOSO...COMO NÃO SE EMOCIONAR DIANTE DE BELAS PALAVRAS.
    MAS A MAIORIA TEM MEDO DE VIVER , COM TANTAS COISAS RUINS ACONTECENDO AQUI NESSE PAÍS.
    A VIDA É UMA BENÇÃO, O QUE REQUER DE NÓS É CORAGEM PARA ENFRENTAR CERTOS DESAFIOS!


    (ESTÁ DIFÍCIL VIVER POR AQUI , TU SAI NA RUA E NÃO SABE SE VOLTA)

    A BANDIDAGEM E OS GOVERNANTES TOMARAM CONTA.
    SÓ MESMO PELA FÉ!

    BJSSSSSS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Lena, acredito que aí, o significado de viver pela fé assuma um tom mais literal. Que a coragem de que fala para enfrentar os desafios da vida a acompanhe e que Deus e abençoe. Beijinhos.

      Eliminar