terça-feira, 10 de maio de 2016

Felicidade pura











Foi no fim de semana. Choveu praticamente o dia todo. O vento voltou a soprar lá fora e as janelas da varanda tiveram de se fechar para ganhar em conforto cá dentro. O dia perfeito para me embrenhar em mais outro admirável mundo novo: o da flor do sabugueiro. Tinha razão em estar ansiosa para fazer o xarope/licor! Fiquei completamente fascinada com a cor, forma, textura e aroma da flor do sabugueiro. Não tive o privilégio de as apanhar, pois alguém o fez por mim na tentativa de me poupar trabalho com toda a boa intenção, sem saber que isso me iria frustrar. Mas poupei-me à tentação de fazer birrinha e atirei-me com vontade à tarefa de pegar nelas e fazer o que tinha de ser feito. A receita tirei-a daqui, de um senhor que muito respeito na lides culinárias e o resultado ainda estou para ver daqui a uns dias. Mas, para já, esta foi das melhores experiências que já vivi no reino das flores e do fogão. Bom, a verdade é que, para mim, praticamente todas são as melhores experiências, quando se trata de manusear a natureza e transformá-la em algo para beber ou para comer! O resto do dia foi passado no conforto da casa, a fazer crochet, arrumações, a ler, etc., enquanto a chuva caía lá fora, e veio a noite... e ainda podia sentir nos dedos o amarelo do pólen que caiu das flores, enquanto as sacudia, e podia ver florinhas espalhadas por todos os cantos da casa. Ao adormecer, vi-me envolvida num casamento de branco que as flores me evocam. Suspiro de prazer...

14 comentários:

  1. Estas imagens são uma delicia!
    Quase as consegui cheirar!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) As imagens transmitem, de certa forma, o que eu senti... Beijinhos!

      Eliminar
  2. Lindo como escreves e descreves tudo por aí, margarida. Esse xarope/licor deve ser bom! Não conhecia essa florzinha assim...Gostei de ver todas as fotos! Belo domingo tiveste, mesmo com chuva! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha reparado nesta flor, Chica. Aliás, foi só este ano que me propus a fazer este xarope, e em seguida tentarei fazer o licor, de que já tinha ouvido falar há algum tempo. Daí que tenha tomado mais contacto com a flor e tenha adorado! Beijinhos.

      Eliminar
  3. Que visão linda, me fez suspirar!
    Ando com tanta saudade da chuva com a seca que enfrentamos por aqui, que ver uma vidraça molhada e apreciar essas florzinhas regadas, enche o coração de alegria. Quase deu para sentir o perfume...
    Nunca ouvi falar desta receitas, mas pelo que descreves deve ficar com um bom gostinho e aroma.
    Bonitas fotos!
    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda. Realmente, o sol é fantástico mas quando ele seca tudo, sentimos falta da chuva. E apesar de, nesta altura do ano, ela não estar a ser muito favorável à agricultura, sinto-me consolada com o seu cair porque isso significa reduzir as hipóteses de seca no próximo Verão! Água é vida! Quanto a esta receita, ainda está em maceração, só daqui a uns dias lhe vou sentir o sabor :) Beijos.

      Eliminar
  4. Olá, fiquei tão encantada com as flores do sabugueiro que irei procurar uma muda para plantar no mato, lindíssimas.
    Não posso nem de longe imaginar o gosto desse licor!

    Mas já deu vontade.
    Aqui o frio ainda é pouco( friozinho) chuva muito pouco ainda bem, começaram as reformas no meu mato....vamos torcer para não chover muito.

    Uma bela e maravilhosa semana! bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara que o tempo ajude aí nas obras! Vai tudo correr bem, vai ver :) E vai ver que também vai adorar o sabugueiro. Não são só as flores que são bonitas, o cheiro também é adorável! Beijos.

      Eliminar
  5. Preciosos momentos! Este ano tenho ouvido tanto falar no sabugueiro. Acho que há um na nossa aldeia, pertence a uma vizinha mas deixa-me apanhar as alfazemas que estao ao lado certamente nao se importaria que apanhasse também o sabugueiro. Vou investigar porque as flores sao lindas e o licor deve de ser muito bom. Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que ela não se importará! Aproveita e experimenta. E sabias que dá para fazer as flores, sem serem separadas dos caules, panadas, para comer?! Fiquei boquiaberta. E não é receita chinesa, é mesmo portuguesa, eheh! O sabugueiro, descoberto por mim o ano passado e experimentado este, encerra em si uns quantos segredos por desvendar, essa é que é essa :)) Beijos.

      Eliminar
  6. Que delícia de imagens!!! Gosto tanto de saber que as pessoas encontram a felicidade nas pequenas coisas. A vida nem sempre é fácil é uma verdade, mas a nossa maneira de ver as coisas muda tudo. Sentir alegria pelas pequenas coisas simplifica tanta coisa:)
    Beijinho grande grande ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não o poderia dizer melhor, Catarina! Que essa simplicidade se engrandeça dentro de ti. Beijinhos doces.

      Eliminar
  7. Deve ter tido um dia maravilhoso. Eu adoro esses dias, chuvinha lá fora e o conforto de ficar em casa fazendo o que se gosto, bom demais!

    Nao conheço sabugueiro, mas a flor é muito linda.

    Beijos querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi um dia muito bom, calmo e delicioso. Esteja atenta, porque pode esbarrar com o sabugueiro por aí quando menos esperar :) Por cá, a sua flor está no auge e não tarda, dará lugar às bagas. Enfim, a natureza sempre em evolução mas sempre majestosa. Beijinhos.

      Eliminar