domingo, 22 de maio de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de reconhecer as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato.


  • Ir visitar o castelo de Tomar, na sua ancestralidade e calor. Há sempre um novo olhar sobre as velhas pedras.

  • Arranjar forças no meio da quase prostração que "aqueles dias do mês" me dão, e encontrar satisfação na lenha, mais uma vez. Não foi nada fácil transportar carros de mão de lenha terreno acima, mas foi muito compensador, sem dúvida. E na volta ainda ganhei da mãe uma capa quentinha para pôr pelas costas no Inverno, uns panos da loiça e botões antigos para a minha colecção. Só bênçãos.


  • Ter o homem a chegar-me a casa com legumes da horta enche-me de uma satisfação enorme!
  • Começar o Domingo a adorar a Deus. Creio que há sempre uma energia positiva quando o povo de Deus se junta para O adorar, independentemente da denominação religiosa.
  • Ver os meus homens a jogar consola como se fossem dois putos.
  • Recuperar a minha primeira colcha de crochet de quadrados coloridos. Tarefa que exige paciência, mas esta foi a semana de a fazer voltar à vida, descosidas que estavam as uniões dos quadrados, feitos com linha imprópria, na minha opinião. E agora, nova vida e pronta para bater.
  • Conseguir uma folha inteira de assinaturas na petição pública pela isenção de IVA nas terapêuticas não convencionais. Colaboradora numa clínica de acupunctura, defendo o direito à igualdade na saúde, em nome de maior justiça para os pacientes e também em nome do meu próprio emprego.
  • Experimentar um novo pão, desta vez de soja e espelta - uma delícia - apesar de só eu ter gostado cá em casa. Esquisitos!
  • Acordar de manhã para um dia de sol e de temperatura agradável e tratar de assuntos há muito pendentes. Adoro a sensação de dever cumprido.
  • Jantares animados, em que cada um fala a sua coisa, em que a partilha é o mote e o crescimento engrandece cada um.
  • Ir para os inquéritos, com música boa lá dentro do carro e sol bonito lá fora. Há alturas em que o trabalho se traduz numa sensação de liberdade e essa foi uma delas.
  • Receber muitos beijinhos do pequenito para me consolar da valente enxaqueca que me assolou esta semana. Cada beijinho um comprimido sem químicos e recheado de amor e boa intenção :).

10 comentários:

  1. Adoro ver teus bons momentos por aí, tudo bem aproveitado e vivido e sabendo agradecer! Isso atrai mais e mais coisas boas! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chiquinha. Uma semana cheiinha de coisas boas para vocês!

      Eliminar
  2. Bom dia minha querida!!
    Que todas estas coisas boas, as quais agradeces inundem o teu coração e te façam ter uma semana maravilhosa!!!
    Beijinho enorme***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina. Com esses votos, terei uma semana recheada de coisas boas, de certeza! :) E para ti, muitas bênçãos, muitos motivos pelos quais ser grata e tudo de bom a acontecer. Beijinhos e abracinho apertado.

      Eliminar
  3. Qtos mmentos bons, o mais revigorante:os beijinhos do seu pequeno com certeza!

    Sei como é tenho enxaqueca de áurea!

    bjsse boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Lena, como essa dor é ruinzinha, hein? Só de pensar já fico mal disposta portanto, vamos falar de flores! :) Beijos, boa semana e conte todas as suas bênçãos.

      Eliminar
  4. Que bom!
    Tenho curiosidade com a espelta... mas acho que ainda nem vi a farinha...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta parece ser uma farinha difícil de encontrar nos supermercados. Comprei a minha no Celeiro. Penso que aí haverá sempre. Beijinhos!

      Eliminar
  5. ...fiquei muito curiosa para ver estes botões antigos...muito curiosa!!! Tirando a enxaqueca, que bons momentos! Tu deves saber, né?! Que "putos",no Brasil, é palavrão? Adoro quando vejo um termo usado por vocês, com significado completamente diferente para nós! Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups, por acaso não me lembrava que putos não era uma boa palavra aí no Brasil. Putos são simplesmente meninos pequenos. Mas lembro-me muito bem de uma amiga brasileira que conheci há muitos anos e que me visitou cá em Portugal e eu, muito naturalmente, chamei-a de rapariga. Ela, como boa nordestina, teve o impulso de me dar um murro, mas conteve-se, dando-se conta de que estava em Portugal e que provavelmente eu não a estaria a ofender. Claro que não! Rapariga é pura e simplesmente uma mulher jovem, o feminino de rapaz, e não uma mulher da vida! Sim, muito gira esta diversidade linguística dentro do mesmo português :) Irei tirar fotos aos botões para te mostrar, boa? Beijos.

      Eliminar