domingo, 18 de agosto de 2013

Um olhar e a história de uma maçaneta



Era uma vez uma maçaneta que, nos seus tempos de glória, fez furor com a sua forma redonda, metalizada, ergonomicamente trabalhada e elegante. Muitas mãos, ao longo dos anos, lhe alisaram a superfície, muitas mãos a acariciaram para fecharem a porta a que pertencia. Essa porta podia também contar muitas histórias. Histórias de amor a que deu guarida, histórias de lágrimas que escondeu, histórias de gritos que abafou, histórias de risos que partilhou. Mas isso não interessa agora, porque é da maçaneta que falo. Bom, um dia, alguém (eu) decidiu que o seu tempo tinha chegado ao fim. Não que não gostasse dela, mas queria conferir um ar novo à porta e ao recanto que ela escondia, o recanto onde ainda se sonhava. Até que outro alguém veio do outro lado do Atlântico e sabendo da intenção de ela ser substituída por algo novo, exclamou com toda a convicção que isso não era algo bem feito, porque a maçaneta era LINDA! Com todas as letras e com toda a força do seu coração, elogiou tanto a maçaneta obsoleta, que ela ainda ali está. E estará. Pois, o poder de um olhar está em ver algo deslumbrante onde outro olhar vê o velho e o gasto. E como o que prevalece é o bem, o dar valor ao que se tem e atribuir-lhe beleza, este novo olhar veio transformar o destino desta velha maçaneta, que voltou aos seus tempos de glória... pelo menos cá em casa!
 

5 comentários:

  1. As maçanetas das portas da casa da minha mão são iguais a essa, tem perto de 30 anos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não mais, Pinta, se não mais. A casa onde moro já tem mais de 30 anos e as maçanetas são de origem... Mas até é giro reviver épocas através de objectos que as caracterizaram, não é?

      Eliminar
  2. Ah,Ana, também sou assim, apegada aos pequenos objetos que têm tantas estórias pra contar... Talvez seja por isso que me seja tão difícil pensar em reformar a velha casa onde vivemos e tecemos nossas estórias...Há tantos detalhes que julgo preciosos,mas que quase ninguém mais vê... Acho que no fundo, tenho uma alma de pessoa muito velha, e que vê os rastros que o tempo deixou... Mas a tua maçaneta é mesmo bela e me lembra um quarto de princesa! Bom demais que ela ainda esteja com vocês...
    Beijo doce e bem grande aqui do outro lado do nosso mar!!!
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. essa maçaneta redonda é muito mais bonita,,pena que no brasil é muito dificil de se encontrar, o brasileiro é brega e so quer vender breguiçe, como aquela maçaneta alavanca..Nos EUA as casas são quase todas maçaneta redonda. muito mais bonito e facil de se manusear.... o dia que eu for ter minha casa todas as maçanetas serão redondas. e as portas serão iguais das casas americanas...odeio porta lisa como é no brasil

    ResponderEliminar
  4. I have just recently been to Portugal, in a House with these amazing door handles. I was wondering if it is possible to find them for sale anywhere? I apolegise for writing in english, but i don't understand portugise, unfortunately. I have Tried Google translate:
    Acabei recentemente de estar em Portugal, em uma casa com esses alças de porta incríveis. Eu queria saber se é possível encontrá-los para venda em qualquer lugar? Eu apolegise por escrever em inglês, mas não entendo portugise, infelizmente.

    I really hope you don't mind that I ask ;-) Thank you

    ResponderEliminar