sábado, 3 de agosto de 2013

Última actualização tardia

 
 Para quem acompanhou a "odisseia columbófila nabantina", fiquei em falta com as actualizações, em parte devido ao facto de ter perdido parte das fotos, não sei como... Mas eis aqui as que sobraram, e que ilustram bem o que já me tinham dito: que os pombos bebés são criaturas muito feias. Subscrevo.


Quem disse que tudo o que é pequenino é bonitinho, venha falar comigo!


Aqui não quiseram dar as caras para a foto. Talvez estivessem amuados, porque os pais nunca mais vinham com comida e o calor abrasava.


 
Aqui já se pareciam pombos, enfim. Aquelas penugens amarelas são os últimos resquícios de uma meninice que não volta mais (não acontece só aos humanos...) e que lhes emprestam o ar da sua graça.
 

 
 E aqui já tinham lançado asas à aventura dos primeiros voos, e mudaram de parapeito, para a janela oposta, a do meu quarto. Só dei por eles quando, à noite, fui a baixar as persianas e elas fecharam todas tortas. Estranhei e quase praguejei, porque não me vinha nada a calhar mais uma despesa agora ao ter de arranjar uma persiana. Levantei, baixei, novamente torta. Socorro! Abri a janela, levantei a persiana mais uma vez e lá estavam eles, um em cima do outro, pelos vistos a posição preferida para dormir. O mais curioso é que, diante de tanto sobe e desce persiana, eles não saíram do mesmo lugar. Oh criaturas estranhas! Mas bom, deles só resta ainda algum cocó esquecido para limpar, porque já mudaram de residência definitivamente. Ficou a experiência, muito interessante, de ter presenciado o nascimento de uma ave, um privilégio sem dúvida. 

3 comentários:

  1. Que legal acompanhar tudo isso, bem interessante. Gostei! beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Tadinhos! Olhe como ficaram tão lindos!Bjinho, Manuela

    ResponderEliminar
  3. Amiga Ana,sempre acho uma dádiva preciosa a gente poder acompanhar o nascimento e o desenvolvimento de uma vida.E que bom que você apreciou esta bela "aventura" com estes filhotes de pombo e também pôde registrar tudo isso em belas e ternas imagens...Uma verdadeira benção! É verdade que os filhotinhos de aves sempre nascem com aquele jeitinho "feinho",mas vê-los se tornarem belos pássaros é uma alegria!Por aqui,no quintal de nossa casa,também já conseguimos acompanhar o desenvolvimento de um filhote de "sabiá laranjeira",que é uma típica e linda ave brasileira. Tudo começou num pequeno ovo azulado,que depois de muitos dias se tornou um pequeno pássaro já livre para voar...Foi mesmo uma experiência muito linda e que eu também tive o privilégio de registrar no meu singelo blog...Sempre é uma doce emoção para todos aqueles que valorizam o grande milagre da vida!
    Muito obrigada por compartilhar esta maravilha conosco!
    Beijo grande pra ti!!!
    Teresa

    ResponderEliminar