quarta-feira, 23 de março de 2011

Mudanças

É engraçado como, com o passar dos dias, das semanas, dos meses e/ou dos anos, os nossos gostos, as nossas necessidades e a nossa perspectiva da casa vão mudando. É bom. Uma casa estática talvez seja uma casa pouco vivida, mas a minha é-o com fartura, sem dúvida.

Não é uma casa de revista, é uma casa onde por vezes as coisas estão desarrumadas, por limpar e outras por arranjar. Mas é uma casa onde há movimento, vida, alegria e muita conversa. E enquanto conversamos percebemos também a necessidade de mudar algumas coisas cá dentro. Coisas que se podem mudar, claro, nada estrutural. Isso será quando um dia fizermos obras... Desta vez mudámos a sala e a cozinha. Trocámos de móveis e mudámos outros de sítio. Ganhei mais espaço na sala e mais arrumação na cozinha. Tudo mais, por isso acho que ficámos a ganhar.

Mas na sala, mantenho à vista o meu serviço de jantar da Spal. Em tons de azul, a minha cor preferida. Sempre quis ter um. Daqueles para ocasiões especiais, serviços completos para uma mesa requintada. Mas são tão caros! Ainda tive uma amiga querida que me ofereceu parte de um como prenda de casamento, da Casa Alegre, lindo, tão colorido, mas ficou muito incompleto porque entretanto deixei passar a colecção. Desta vez encontrei este, juntamente com outros, mas foi este que me luziu o olho. Aqui bem perto de mim. Numa casa de artigos em segunda mão. Completíssimo. Impecável. Só com um dos pratinhos de pão rachados numa pontinha, mal se dá por ela. E a um preço verdadeiramente inacreditável.

Guardo-o com toda a dedicação. Ponho-o na mesa com todo o amor. Faço bem uso dele nas ocasiões especiais que temos. E ponho-o na mesa mesmo quando há crianças. Aliás, cá em casa há sempre pelo menos uma criança. Bom, bem se pode dizer que a maior parte das vezes somos três crianças, mas isso são pormenores... Ponho-o na mesa porque entendo que, apesar de este ser o serviço da minha vida, não é a minha vida. E se se partir alguma peça, não ficarei chateada. É bom sinal. É sinal de que foi usado da melhor maneira, em alegria e papinha da boa. Não sou agarrada às coisas. Tudo tem o valor que tem e no mais, sempre e em qualquer circunstância, as pessoas são o mais importante.

2 comentários:

  1. OiFlor!!!
    Que beleza esta louça!!!! Também amo azul e na porcelana me parece que esta cor fica inda mias encantadora...
    Tudo lindo aí, e essas barrinhas de crochê, nossa!
    Seu texto, com sempre, uma delícia.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Também gosto muito de mudar os cantos à casa!De longe a longe! Para mudar as vistas!

    ResponderEliminar