terça-feira, 22 de março de 2011

Mais receitas

Ok Norminha e para quem quiser, aqui vão as receitas. É verdade que não tenho o hábito de publicar aqui as receitas das quais mostro os resultados. É que experimento tantas receitas novas todas as semanas como parte das minhas ementas, que se as publicasse todas aqui isto virava um blog de culinária num instante, eh eh!

Mas as bolachinhas de aveia ficaram mesmo boas, e o bolo é óptimo para aproveitamento de claras cujas gemas gastámos noutras receitas. Então aqui vai.

BOLACHAS DE FLOCOS DE AVEIA

Ingredientes:

125gr de flocos de aveia
1 colher café de fermento em pó
100 gr de açúcar
125 gr de farinha de trigo
125 gr de margarina
1 ovo

Unte um tabuleiro com margarina e polvilhe-o com farinha. Amasse a margarina com o açúcar; depois junte-lhe o ovo e amasse; depois junte a farinha, os flocos e o fermento e amasse tudo bem. Estenda com o rolo até à espessura de 3 ou 4 mm, polvilhando a mesa e o rolo com farinha sempre que necessário para não pegar. Coloque as bolachas no tabuleiro e leve a cozer em forno bastante quente, 15 a 20m. Depois retire e descole-as do tabuleiro. Guarde depois de frias.

FATIAS DE PRATA DOURADA

Ingredientes:

6 claras
250 gr de açúcar
100 gr de margarina
meia chávena de leite frio
sumo e raspa de uma laranja
250 gr de farinha de trigo
50 gr de miolo de amêndoa (facultativo)
margarina para untar a forma

Escalde as amêndoas, retire-lhes a pele, corte-as em filetes e seque-as. Unte muito bem a forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, amasse 200 gr de açúcar com a margarina e o sumo e raspa de 1 laranja até ficar em creme; depois junte o leite e mexa muito bem; fica uma espécie de coalhada mas não faz mal, o que interessa é que mexa bem. Bata as claras em castelo e, quando estiverem quase levantadas, junte-lhes os restantes 50 gr de açúcar aos poucos e batendo continuamente. Quando estiverem bem firmes, misture na massa primeiro um pouco de farinha (cerca de 1/4 parte), mexa bem e, depois, a restante farinha e as claras, aos poucos e intercaladamente. Misture-lhe as amêndoas, deite o preparado na forma, alise e leve a cozer em forno que ao princípio pode estar bastante quente mas que, quando o bolo começar a querer alourar, reduz para médio. Leva 45 a 60 m a cozer e de início não convém abrir muitas vezes a porta do forno. Verifique se está cozido e, depois, retire-o. Deixe arrefecer um pouco, desenforme com cuidado e, depois de frio, pode cortar em fatias que são tostadas no grelhador ou em forno quente.

1 comentário:

  1. Minha linda Flor do campo!!!!
    Que honra receber uma resposta dessas, em uma postagem. Estou lisonjeada.
    Espero poder fazer as receitas nos próximos dias e acertando, mostro o resultado.
    Obrigada Flor. Amo você.
    :*)

    ResponderEliminar