quarta-feira, 9 de março de 2011

Iogurteira

Iogurteira... Quem tem uma? Decerto bastantes pessoas, especialmente as que gostam muito deste alimento e apreciam aquilo que é feito em casa com dedicação e preocupação pela saúde. Mas uma destas...

Fui ao fundo do baú e desencantei esta, que o meu pai comprou há muitos, muitos anos, nem sei bem porquê. É que nunca ninguém lá em casa foi grande apreciador de iogurtes, daí a minha dúvida. O certo é que esta custou 60$00!! Um grande investimento na altura, para ficar lá em cima, escondida numa prateleira do meu quarto em casa da minha mãe, ainda dentro da embalagem.

Pois então, resolvi trazê-la para a luz e dar-lhe nova vida. Estava decidida a experimentar fazer iogurtes em casa. Não porque ache mais económico, porque não acho. Ao preço a que eles estão, de marca branca, não me parece que seja por aí. É que se fizermos as contas a um pacote de leite, a um copo de iogurte e ao leite em pó que é necessário ir adicionando em cada preparação, sem falar na electricidade gasta, não é mesmo por aí. Quanto a mim, a questão prende-se com a saúde, com os aditivos, a adição de açúcares e tudo o resto. Aí, sou eu que controlo. Sem falar no enorme prazer que é prepará-los em casa, claro.

É bem antiguinha, não é? Um mimo e uma relíquia. Reparem no pormenor da lâmpada ao centro. Lindo!

A verdade é que a experimentei ontem à noite e de manhã já tinha os meus primeiros iogurtes naturais, prontos a ir para o frigorífico. E quando cheguei a casa, toca a provar. Deliciosos! A carraçinha comeu logo dois seguidos com os primeiros morangos que comprámos este ano. Ia apanhando uma barrigada. Aprovados estes, seguem-se novas receitas de iogurtes com sabores, frutas e por aí fora. No Verão então, acho que a coitada vai estourar.

Junex, a sua iogurteira, pois então.

8 comentários:

  1. ai oh pá!!! não tenho palavras para descrever isto...brutal!!!

    ResponderEliminar
  2. Oi Flor!
    Também fazemos iogurte em casa. Não temos uma iogurteira linda como a sua...improvisamos uma velha bolsa térmica..hehefica mesmo uma delícia imconparável!!!
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Sem ser grande apreciadora de iogurtes, descobri há pouco tempo o "grego" e como um de vez em quando...Agora tu, usa e abusa dessa velha máquina!

    ResponderEliminar
  4. Eu em África fazia sempre os meus iogurtes, não havia quase alternativa ! ...
    Ficavam óptimos e se aqui a corrente eléctrica fosse igual continuaria a usar a máquina. Mas está guardada pois aqui não a posso usar ...
    Pena porque é óptimo e diminui em muito o consumismo inútil

    ResponderEliminar
  5. Boa! Eu também encontrei a Junex da minha mãe lá nos confins do armário, já me pus a experimentar e usei como inóculo alguns iogurtes de aromas, pedaços e até mesmo o grego! Ainda não sei qual vai ser o resultado mas estou um pouco apreensivo.

    Alguém tem receitas?

    ResponderEliminar
  6. Olá! Também tenho uma igualzinha a essa! Espectacular! Mas fiquei triste, porque não tinha a "receita". Pode dizer-me como fazer? Obrigada! Beijinhos, Carla

    ResponderEliminar
  7. Olá João. É gira, não é? Estas iogurteiras têm sabor a história. Quanto a receitas, neste mês deixei aqui no meu cantinho a receita dos iogurtes naturais com o título de Receita de iogurtes naturais, onde sugeri também dois blogues de culinária, entre tantos outros que existem com variadas receitas. Já experimentei algumas e saí-me bem e ainda se conseguem sabores que não é possível encontrar no supermercado. Boas experiências!

    ResponderEliminar
  8. Olá Carla. Aquilo que escrevi para o João serve para ti também. É muito simples e espero que te delicies! Bom dia.

    ResponderEliminar