terça-feira, 29 de março de 2011

Feliz, feliz, feliz

Eu era tão pequenina, mas ainda me lembro da minha avó materna fazer queijo fresco.
Tinha o curral da cabra lá por baixo, ao lado da divisão onde tinha o forno de lenha e onde fazia os famosos bolos dos Santos como só ela sabia fazer, apesar de na altura eu não ser grande apreciadora. Mas para lamber a massa, isso sim, era uma verdadeira gourmet. Lembro-me dela a tirar o leite da cabra para uma leiteira de barro e fazer o queijo, lá em cima no pátio, na entrada da casa. Era coberto, por isso estávamos à vontade, fizesse sol ou chuva. Lembro-me dos cardos e da linda cor lilás que eles têm e de apetecer roçar as pontas macias pela cara. Mas ela não deixava, ciosa dos seus queijinhos. No fim de prontos, pendurava alguns lá em cima, numa tábua pendurada do tecto, inacessível ao meu apetite insaciavel. Lembro-me de olhar lá para cima e ansiar pelo momento em que eles descessem até ao meu ávido estômago, mas só de vez em quando a minha avó se compadecia. Mas quando calhava, oh delícia. Lembro-me dos cheiros, dos sabores, do meu espírito observador que devorava e registava tudo o que via e sentia. Até hoje.

E hoje tive o prazer de provar o meu primeiro queijo fresco! Aqui em cima, ainda dentro da forma.
Aqui em baixo, vá lá, não gozem, o dito. Talvez lhe tivesse faltado mais coalho ou mais tempo de iogurteira, está assim meio desengonçado, mas é o meu queijinho. E depois de todo o soro escorrido, o sabor está todo lá!

Para comer simples ou com uma pitada de pimenta, como o meu pai me ensinou.


Sei que dá para fazer queijo fresco ao natural, cá fora, mas decidi experimentar fazer na minha iogurteira, que trazia as formas para fazê-lo. Seis formas, seis queijinhos deliciosos. Acho que vamos ter uma overdose de cálcio cá em casa. Queijo e iogurtes não faltam nunca por aqui. Seja como for, foi um prazer enorme ir encomendar o coalho na farmácia, comprar leite fresco na prateleira do supermercado e efectuar todo o processo aqui em casa, revivendo momentos passados e criando outros, novos, meus. Diferentes, mas com a mesma emoção e sabor.

4 comentários:

  1. Florzinha!!!!
    Que coisa mais delicada este queijinho!!!
    Tortinho , mas lindinho.
    Deve estar uma delícia!
    Parabéns por ser uma pessoa tão zelosa e pelo resgate desta maravilha.
    Desfrute.
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Flor, pesquise na internet sobre a quinua, ou quinoa. Sua flores são de tirar o fôlego.
    Se desejar, mando pra vc experimentar. É só dar um endereço!
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Margarida pelo teu comentário, deu-me vontade de ir já este fim de semana :) Mas o tempo anda tão incerto que não arrisco, espero mais pelo verão. E ainda tenho que tratar da logística da tenda :))
    Em casa também como o queijo fresco com um pouco de sal e pimenta ;)

    ResponderEliminar
  4. Não sabia q com uma iogurteira tb se podia fazer queijo! Está lindo esse teu "queijinho desengoçado"! Há q recuperar esses saberes!
    Vou pedir uma iogurteira pelos anos e depois só me falta arranjar uma vaca!

    ResponderEliminar