terça-feira, 30 de novembro de 2010

O meu mês está a chegar

Dezembro... Não sei como não nasci em Dezembro. Acho que é mesmo o meu mês.

Chuva, frio, verde, luz acolhedora, sol brilhante, gotas de orvalho, geada. Gorros, cachecóis, luvas, casacos, meias de lã. Lareira, castanhas, conversas calmas, cobertores quentinhos, chocolate quente, café, chá...

Natal! O Natal. Os preparativos, a decoração, a Árvore, a consoada, o Bolo-Rei, as felhoses-velhoses-beloses-o que queiram, os junquilhos em forma de flores, os coscorões, as rabanadas, o polvo, o bacalhau grosso, as couves, o cabrito, a roupa velha...
O aconchego, o riso das crianças, as conversas dos adultos. O recolhimento, o espírito que se eleva. As velas acesas, o calendário do advento, as prendas feitas com carinho e oferecidas com amor.
E Jesus. Sabemos lá qual foi o mês em que Ele nasceu, mas escolhemos celebrá-lo em Dezembro. É por Ele que nos juntamos e que todos os bons valores de que se fala nesta época fazem sentido. É por isso que Natal é quando o Homem quer, e quisesse ele que fosse todos os dias! Afinal, se Deus entendesse que o que nós mais precisamos é de dinheiro, Ele ter-nos-ia enviado um economista. Se de boa aparência, um esteticista. Se de boas casas, um construtor. E por aí fora. Mas Ele entendeu que a nossa maior necessidade era interior, era elevada ao nível da felicidade, da paz, do amor, da misericórdia, da alegria, do altruísmo, da esperança, da vida eterna. Por isso nos enviou o Salvador. Para nos reconciliarmos com nós próprios e com os outros.
Será que alguém pensa nisto nos dias que correm?


5 comentários:

  1. onde são as casas? brutal!!!!!!!!! para edificar turismo de habitação!!!!

    ResponderEliminar
  2. tou parvo...é lindo nunca passei por lá! devias ver as casas na nzona do sardoal junto ao rio...tãããããooooolindo!!! ìas morrer se visses!!!!

    ResponderEliminar
  3. OLA!! LINDAS SUAS PALAVRAS E TÃO SABIAS!!

    UM GDE ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  4. Muito bonitas as tuas palavras e a mensagem que aqui deixaste! O lugar é lindíssimo, aquela casa e todo aquele verde circundante fazem-me querer conhecer de mais perto.

    ResponderEliminar