terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Consciência




E se de repente uma mudança de vida nos batesse à porta e nos víssemos a braços com alterações dramáticas de rotina e com escassez daquilo a que estamos habituados na vida moderna? 
Falo, por exemplo, do imediatismo da luz, da água, das redes sociais, do vestuário e da alimentação.
E se de repente o nosso orçamento só desse para adquirir um número muito limitado de itens e tivéssemos de estabelecer prioridades ainda mais rígidas? 
Penso nisto, por vezes... Penso nisto porque já me vi em situações quase de risco e penso porque sim, porque sou frugal e responsável. E gosto de o ser.
Bom, actualmente vivo uma situação que, não sendo desafogada, é-me confortável, tendo em conta por onde já passei. Mas... Tendo acesso a água canalizada, abro a torneira com consciência, fazendo-o apenas quando necessário e reduzindo o caudal, no caso em que as torneiras dão para o fazer. Ligo o interruptor e desligo quando deixa de ser necessário, não utilizando muitos equipamentos em simultâneo, fazendo assim uma melhor gestão do uso dos mesmos. Roupa, é-me praticamente toda oferecida, a mim e ao meu filho e quando se desgasta, tento arranjar para prolongar o seu tempo de vida. A comida, essa parte tão importante da nossa vida, passa agora por uma fase de ligeira mudança, também de maior consciência. Deixei de "alambazar" :) Adoptei o lema de um criador de perus britânico: coma menos, coma com mais qualidade e coma tudo. Fantástico, não é? Qualidade sem desperdícios. 
De certa forma, sempre fui assim, mas agora faço-o de uma forma mais consciente, agradecida e convencida de que a vida me retornará com bons frutos o resultado desta forma de estar. E já o está a fazer com uma conta da luz e da água mais baixinhas e um peso corporal também mais agradável. Portanto, tudo lucro. Com a graça de Deus :)

12 comentários:

  1. Sabe que tenho lido bastante sobre minimalismo e é bem parecido com o que tu escreveu e as mudanças a gente é meio resistente no inicio mas depois percebemos que foi pra melhor. Boas mudanças neste final de ano. Com amor Eliane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Eliane, pelos votos! :) De facto, somos quase sempre resistentes à mudança pelas mais variadas razões, mas quando percebemos que elas nos colocam no caminho certo, fica mais fácil. Desejo também tudo de bom para ti. Beijo grande.

      Eliminar
  2. Minha querida e doce Margarida!

    Antes de mais quero agradecer-te pelas palavras que me deixaste e pelo carinho e gratidão que me fizeste sentir ao lê-las!

    É tão bom ler o que escreves, é tão bom saber que existem pessoas que dão valor e agradecem pelo que têm e pelo que as rodeia. A vida é um bom sítio para se estar, devíamos todos ter consciência disso e complicar menos!
    Não importa o ter importa sim o ser!

    Aproveito para te desejar a ti e aos teus um Santo e Feliz Natal.

    Beijinho grande grande e um abraço bem apertado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, arrumaste comigo! No bom sentido, claro. As tuas palavras também enchem sempre o meu coração, e é tão bom enchê-lo assim de coisas boas. Obrigada. E retribuo os votos de um Santo e Feliz Natal para ti e todos os que te são próximos. Que o amor, a saúde e a paz encham os teus dias. Beijo grande, grande.

      Eliminar
  3. Subscrevo!! Na verdade tirando coisas básicas há uma série de coisas que que podemos prescindir. Estou de acordo, menos e melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos também para ti, Ana e aproveito para te desejar um Natal muito feliz, cheio de alegria, paz, amor e saúde!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada e um Feliz Natal também para ti. Seja como a for a maneira que o celebras, que estes dias te sejam plenos de paz e amor!

      Eliminar
  5. OLá Margarida!
    Que neste Natal seja de luz,amor, e alegrias, temos que aproveitar cada momento.
    Aqui vou dar um tempo pois precisamos, época em que famílias se reúnem.
    Obrigada pelo carinho, que possamos estar juntas novamente em 2018, abraços pra ti e família!
    bjsssss
    Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lena, desejo que o seu Natal tenha sido de paz e saúde. E, sem dúvida, que em 2018 continuemos juntas! Beijinhos.

      Eliminar
  6. Sempre assertiva Margarida! Um Santo e doce Natal para si e para a sua familia! Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela, desejo que o seu Natal também tenha sido santo e doce. Beijo grande e um excelente 2018! Que continuemos por aqui :)

      Eliminar