segunda-feira, 24 de abril de 2017

Peniel é um lugar no meu ser! I




Adoraria ter, hoje, mais uma daquelas conversas longas sobre Deus, pelo que, quem não a desejar ler, já sabe, pode passar à frente :) O que aqui escrevo é produto das minhas leituras, escutas, meditações. Como tal, escrevo em primeiro lugar para mim, e é-me muito importante deixar registado aquilo com o qual concordo. Para mim e para alguém que sinta desejo de se chegar mais a Deus, de O compreender melhor, de O tratar por Pai e concluir que não há melhor colo que o dEle. 
E o pensamento de hoje parte do primeiro livro da Bíblia: Génesis.

Assim, passou o presente diante da sua face; ele, porém, passou aquela noite no arraial.
E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboc.
E tomou-os, e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
Jacob, porém, ficou só: e lutou com ele um varão, até que a alva subia.
E vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura da sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacob, lutando com ele.
E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares. 
E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacob.
Então disse: Não se chamará mais o teu nome Jacob, mas Israel: pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. 
E Jacob lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.
E chamou Jacob o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e minha alma foi salva.
E saiu-lhe o sol quando passou a Peniel; e manquejava da sua coxa.
Por isso, os filhos de Israel não comem o nervo encolhido, que está sobre a juntura da coxa, até o dia de hoje; porquanto ele tocara a juntura da coxa de Jacob no nervo encolhido.
Génesis 32, 21-32




Jacob é o personagem principal desta história. Jacob é neto de Abraão e filho de Isaque. Reportando para esta conversa e para um contexto actual, Jacob é a terceira geração de uma família de pessoas ligadas a Deus, cheias de histórias com Ele, com os rituais, com as pessoas envolventes, com todo o processo que gira à volta desta questão. 
Para os dias de hoje, Jacob é aquele que, ou quer fugir da religião por ter sofrido alguma espécie de trauma, ou por cansaço. 




A atestar isto, podemos ver a sua faceta de espertalhão ao lidar com o sogro Labão, fugindo da casa deste, e fugindo da sua própria casa devido ao problema da primogenitura com o irmão Esaú. Quem conhece, sabe do que falo; quem não conhece, pode procurar saber, mas não disserto sobre isso agora para não deixar a conversa demasiado extensa.


 


Chega a uma altura, porém, em que ele se reconcilia com o irmão, e no dia anterior ao reencontro, ele fica em grande aflição, decorrente de tantos conflitos internos, dando continuação a uma grande inquietação e crise iniciada no seu coração há algum tempo atrás. Como consequência, ele começa a ter experiências de outra natureza e um desejo enorme de voltar para casa, uma vontade de retomar às raízes, de reencontrar as pessoas que ele amara um dia. E aí, quando ele começa a querer sentir o cheiro da família, quando ele começa a querer retornar ao ambiente do seu pai Isaque, deseja ver se aqueles que tinham servido a seu avô e a seu pais ainda estão vivos, começa a querer ser ele próprio herdeiro das promessas que um dia ele ouvira e que corriam dentro daquela casa, daquela linhagem, daquele historiar de fé. Aquilo tudo começou a crescer dentro dele, e foram anos e anos até que ele se foi despertando mais vivamente para esse interesse. E lá vem ele...




Penso que não é difícil reconhecer que ser a terceira geração numa casa de crentes, em geral, não é lá essas coisas. Mesmo quando o pai foi piedoso e o avô também, a terceira geração está assim meio de "saco cheio", ou está traumatizada, ou então pensa assim: "o meu pai era um santo piedoso, o meu avô também, mas isso era para eles, para o tempo deles. Eu fiquei com overdose de pregações, overdose de mensagens, overdose de crentes, de igreja, etc."




Mas chega uma hora em que não interessa se o teu avô Abraão ou o teu pai Isaque eram dos bons ou dos maus. Chega uma hora em que a Palavra de Deus não volta para Ele vazia, chega uma hora em que a bondade de Deus começa a militar contra a nossa natureza, chega uma hora em que Deus declara guerra ao nosso cinismo, em que as milícias celestiais, os anjos, decretam que o tempo de nós andarmos na dissimulação e no conforto de quem diz "eu creio, mas não é preciso ser tanto", é findo. Chega uma hora em que os céus gritam e tu vais enfrentar a Deus, em que Deus mesmo se faz homem e vem lutar contigo. Chega uma hora em que os anjos, de raiva apaixonada, vêm ao teu encontro, numa noite qualquer e te tiram o sono para te perturbar, para te incomodar. Chega uma hora em que a conspiração do amor de Deus começa a preparar-se de tal modo, que tudo em ti é desconforto, que todas as coisas chamam e falam por uma saudade daquilo que tu repudias, por um desejo de aproximação com o que antipatizas, por uma vontade de correr o risco de reentrada naquilo a que antes dirias jamais entrar. Chega uma hora em que uma coisa estranha, uma maldita saudade toma conta de ti e tu ganhas razões absolutamente inexplicáveis para te aproximares daquilo de que antes fugias.
E é aí que tudo recomeça. Lindo! Mas continuarei num outro post...


2 comentários:

  1. Curioso, já tinha pensado nisto. Acho que "ELE" já me salvou uma série de vezes...Devo ter ainda alguns planos por realizar, logo eu , que deixei de fazer planos. Sim, eu, que sou um chato do caraças, mas "ele" até vai à bola comigo!!! Lindo texto Guiduxa. Boa noite. Bjo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele vai à bola com todos! Sem excepção. Apenas confia e vive um dia de cada vez. O mais, Ele fará. Tenho preparada já a segunda parte desta reflexão. O amor de Deus é sublime. Que o possas experimentar a cada dia também. Oro por ti. Bom regresso!

      Eliminar