sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dornes

















Foi aqui que viemos conhecer o Sr. Hilário, o tal senhor de quem só conhecia o nome e a voz. Em Dornes. Concelho de Ferreira do Zêzere e aldeia que visito desde criança, sendo o meu pai dali de perto. Hoje, representa para mim um lugar de escape, evasão, relaxe. Não há como não ansiar esta paz, este sossego, esta vida calma, este passar do tempo sem pressa. Água e terra, juntos, sempre juntos. Com muito, muito potencial, inexplorado, claro, ou não estivéssemos nós em Portugal. Mas talvez seja isso parte do seu encanto, esta beleza quase virgem, este estar tão longe da civilização e onde é permitido parar no tempo e segurá-lo na mão para o saborear com gosto. Neste ambiente pouco explorado, é permitido sonhar tudo e planear na cabeça um sem fim de projectos lindos que podiam ser postos em prática aqui. Mas não são. Não saem da nossa cabeça, seja por falta de tempo, de empenho, de força ou, essencialmente, da direcção da própria vida. Talvez Dornes tenha nascido para permanecer assim calma, sossegada e encantadora para poder acalmar, sossegar e encantar todos os que ali vão.
Depois de umas banhocas bem barulhentas e fantásticas fomos, ao fim do dia ter com o Sr. Hilário. Conhecemo-lo pessoalmente, mas foi o colega que nos levou na viagem pelo rio, mais de uma hora de verdadeira simpatia e classe, um senhor encantador, de pele curtida pelo sol, voz calma e que nos levou a ouvir o silêncio no meio da água, nos explicou curiosidades locais referentes à geologia, gentes, cultura, acontecimentos, curiosidades e que guardou o melhor para o fim: o dar o "leme" à carracinha, que não estava nada à espera e que pegou nos comandos do barco com a maior cara de felicidade. Quem queria lá estar era eu! Foi há poucas semanas, ainda as aulas não tinham começado e agora, que o Outono já começou, sabe bem recordar bons momentos das férias que lhe quis proporcionar. E foi bom, muito bom, poder mergulhar o corpo em águas calmas e conhecidas e terminar o dia a navegar sobre elas. Dornes vale sempre a pena e dela retiro sempre os melhores momentos da minha vida.

5 comentários:

  1. Que lindo lugar e passeio por lá e as fotos mostram bem tudo isso! Gostei muito de ver! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Chica é sempre bem vinda aos meus passeios :) Beijinhos.

      Eliminar
  2. Que lugar encantador!! Lindas águas e lindas terras! Vendo as fotos, fiquei imaginando que o Leonardo ia querer remar nas águas de Dornes enquanto eu, fiquei louca para caminhar por aquelas ruelas estreitas de paralelepípedos!
    Sabe, muitas vezes, é melhor deixar como está para não perder a tranquilidade.
    Bom domingo! Bom começo de outono pra vocês e primavera, para nós!
    Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Tiane, acho que vocês os dois iam gostar de Dornes também! Vimos alguns casais a remar, até tirei fotos. E as ruas são muito poucas, resumindo-se a uma, aquela que fotografei e que é a mais comprida e mais duas, perpendiculares, que vão ter ao rio :)É um lugar muito pequenino. Adoro! Beijos e bom Domingo de Primavera pra vocês!

      Eliminar
  3. Lindo passeio, imagens muito boas.
    Sempre bom retirar momentos felizes de um lugar assim, tão belo! bj

    ResponderEliminar