domingo, 18 de setembro de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:


  • Receber uma mesa de máquina de costura antiga e trocar tudo de sítio na varanda para lhe dar o destaque merecido.
  • Ir à horta ao fim do dia e sentir o cheiro da produção madura, mais que pronta para a colheita.
  • Voltar para casa com o carro carregado de produtos da horta e de cheiros de frutos, legumes, ervas e flores.
  • Voltar para casa, nessa mesma viagem, com a carraça a cantar no banco de trás uma canção da Tina Turner a plenos pulmões e num inglês só dele - hilariante!
  • Partilhar os nossos legumes com os amigos.
  • Ouvir da minha carracinha, num momento infeliz para mim, um "nunca que te esqueças que eu te adoro" com muita convicção e maturidade, que me fez guardar no coração este tesouro inesquecível e dar novo alento para continuar.
  • Apanhar amoras silvestres e passar um tempo à noite a separá-las para as congelar.
  • Congelar coentros pela primeira vez - temos tantos, que seria um desperdício não tentar mais esta experiência - para os usar em futuras experiências culinárias.
  • Acordar a meio da noite com o barulho da chuva torrencial a cair no telhado. Oh sensação boa, da qual já tinha tantas saudades!
  • Cheirar o ar e a terra molhados pela manhã - dos melhores aromas do mundo!
  • Ouvir da boca da minha carracinha que estava a adorar o cheiro da terra molhada e sentir que a esta estava mais fofinha quando a pisava - sai à mãe, o meu lindo :)
  • Ir no carro e reparar na lua a nascer, vermelha e enooorme - uma bênção da natureza.
  • Sentir pela primeira vez, este ano, a nostalgia do Outono - adooooro! - e agradecer pelo fresco do fim da tarde que pedia o aconchego de um casaco e querer voltar a ter crisântemos na minha janela para apreciar o aroma e a cor na estação fria; isto para não falar no céu que voltou a ser azul e nos castelos de nuvens que o enfeitam.
  • Fazer mais uma prenda para uma colega que, para já não fugir ao habitual, praticamente gostou mais do embrulho do que da prenda! Acho que me vou começar a empenhar no ramo dos embrulhos - pode ser que enriqueça :)
  • Ir buscar os livros escolares da carracinha é sempre um momento nostálgico, especialmente quando o tempo está húmido, como pertence aos dias de Setembro. Adoro o cheiro dos livros novos e do material escolar - e ele também. Adoro o cheiro de papelarias e livrarias, mas nesta altura do ano, adquirem um odor ainda mais intenso :)

8 comentários:

  1. Te ler é muito bom.Ver teus agradecimentos feitos de forma tão simples, mas tão emocionantes faz bem! Simplicidade em cada momento é valorizada e assim deve ser! Adorei! Linda nova semana,bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica, as suas palavras fizeram o meu dia. Mais um motivo para agradecer :) Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  2. E tem mesmo muitos motivos para ser grata:)
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais ou menos, de uma forma ou de outra, todos temos, não é, Manuela? Há que exercitar esta capacidade :) Beijinhos e que esta semana lhe dê também muitos motivos para agradecer!

      Eliminar
  3. Que motivos maravilhosos para agradecer Margarida!
    Que post encantador!
    Já juntei seu blog na minha lista de favoritos! Por qualquer razão, não surge na lista actualizado, quanto à ultima postagem e data da mesma, como acontece com outros... de qualquer forma, sempre que der... virei espreitar por aqui...
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De problemas informáticos, pouco posso adiantar... não lhe posso dar uma resposta conveniente. Quanto ao(s) seu(s) comentário(s), fico tão, tão emocionada! E agradecida! Partilho um pouco do meu coração aqui e quando encontro quem o compreenda, fico sempre derretida. Muito obrigada, Ana, por deixá-lo mais cheio, hoje :) Beijos.

      Eliminar
  4. Também gosto do cheiro da terra molhada!
    Só que por aqui tem chovido tanto que o cheiro é de mofo...kkkk
    Mas mesmo assim agradeço por minhas plantas estarem tão lindas,
    Bom ler como tu agradeces de forma bem especial, partilhando o que muitos gostariam.

    Aqui a primavera chegando dia 23, mas ainda com tempo ruim!

    Ainda não tirei minhas pantufas dos pés!

    Uma bela semana bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mofo, eheh, acredito! O tempo anda todo trocado, mas enfim, a seu tempo, o tempo bom virá :) E as suas flores continuarão lindas! Beijos, Lena, e uma semana cheia de coisas boas para agradecer!

      Eliminar