domingo, 4 de setembro de 2016

Domingo de gratidão



Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:





  • Passar momentos na varanda à noite, sossegada, a ouvir os grilos. É uma cidade privilegiada, esta, onde vivo, que me permite viver mesmo à beirinha do campo e ouvir os sons da natureza que me chegam de fora. Não há melhor.

  • Passar umas horas na horta a colher a produção farta que ela nos oferece como reconhecimento do trabalho do homem da casa, que ama a terra e ama cuidar dela. Colher enquanto se enche a barriga de amoras e de figos, não tem preço!
  • Passar umas horas a arrumar e a rearrumar as plantas da varanda, tornando-a mais espaçosa, prática e arejada, dentro da selva que me permito ter. Venham os macaquinhos e os crocodilos!
  • Saborear novamente o meu esparguete com pesto de manjericão, aprovadíssimo por todos e ainda partilhar uns poucos ramos do vaso à janela com uma amiga para esta fazer também o seu próprio pesto. Lá há melhor coisa do que partilhar e proporcionar experiências saborosas aos que amamos?
  • Fazer a cama de lavado e sentir o cheirinho bom e fresco que emana dos lençóis acabados de colocar. À noite, ao deitar, a sensação é dos céus.
  • Passar horas a preparar o nosso tomate para fazer molho para congelar e de repente lembrar-me de fazê-lo no meu tacho de barro - um luxo, sem dúvida: molho de tomate feito num tacho de barro, pode até nem se notar muito no sabor, mas sem dúvida que se sentiu no cheiro que se espalhou por toda a casa.
  • Arrumar o pequeno armário da casa de banho, que estava do género fechar a porta de repente para que o conteúdo não desabasse sobre nós. Agora está um brinquinho. Adoro a sensação de tarefa feita... e bem feita!
  • Dar passeios pela fresquinha, à noite, num ritmo calmo, onde é fácil pôr a conversa em dia e os pensamentos em linha.
  • Saborear um batido de fruta bem espesso e saboroso, com iogurte, mel, banana, kiwi e maçã - um bom começo de dia :)



4 comentários:

  1. Como é bom ter sempre coisas boas a agradecer,até as mais simples. não é? Linda nova semana,bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mais simples são quase sempre as mais especiais! Beijos e boa semana para si também!

      Eliminar
  2. Ehh quanta coisa boa para agradecer, delícia viver assim no sossego, perto de grilhos e sons da natureza.
    Fazer o próprio molho de tomates, é bom demais e com sabor inigualável.
    Estou sentindo falta do meu mato, pois com as chuvas as reformas estão atrasadas.Só vou uma vez por semana para plantar e colher.

    Uma bela semana que seus dias sejam abençoados! bjssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lena, uma semana abençoada para si também e tenha paciência, logo logo a Primavera vai chegar :) Beijos.

      Eliminar