domingo, 24 de abril de 2016

Domingo de gratidão



Domingo. Dia de abrandar. Dia de reconhecer as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato.



  • Planear os presentes que vou fazer e oferecer para uns amigos com quem conto estar daqui a umas semanas. É sempre um prazer planear estas coisas e empenhar-me no tempo investido em executar coisas giras e, de preferência, úteis.


  • Terminar um trabalho é sempre muito agradável. Finalmente cheguei ao fim do meu conjunto de tulipas, que comecei há uns tempos, e só falta passá-las a ferro para as pendurar na parede. Yupi!


  • E como não dá para ficar com as mãos paradas, começar outro trabalho foi o passo seguinte. Desta vez, para oferecer a uma amiga com quem vou estar, para um momento especial.


  • Ficar extasiada diante dos raios de sol a conquistar a casa depois de um aguaceiro bem forte acompanhado de alguns trovões. Momento de paz e agradecimento...

  • Ir ao mercado semanal. É sempre uma explosão de sentidos, não há dúvida. A cor, a variedade, a simpatia, os pregões, tudo junto faz de uma ida ao mercado um momento único.

  • Visitar a mãe e a tia. Uma tarde bem passada em família, com um bom lanche e uma boa conversa, e perceber como o envelhecimento de cada um de nós é uma óbvia e incontornável passagem do tempo, que não pára, e que traz com ele a continuação de cada vida.
  • Tomar o pequeno-almoço na varanda continua a ser sempre a minha melhor forma de começar o dia!
  • Ver o pequeno a distrair-se e a brincar com qualquer coisa em vez de se despachar para ir para a escola. Depois é um corre corre para não chegar atrasado porque perdeu o tempo na brincadeira, mas deixa-me feliz como também ele é feliz com pouco.
  • Tomar um café com uma amiga é sempre motivo de bênção para mim, momento que valorizo sem medida.
  • Passar tempo na minha varanda. Como eu gosto! A bordar, a petiscar, a ler, a jardinar, a pensar na vida, a não fazer nada... Ainda de férias, tenho feito do tempo o meu aliado e tentado aproveitá-lo da melhor maneira.
  • Ir dar com o pequeno a tomar o pequeno-almoço na varanda, tal como a mãe. Aha, também ele percebeu como aquele cantinho é bom e que a primeira refeição do dia pode mesmo ser um momento especial para enfrentar o trabalho árduo de crescer com a escola.
  • Conversar com vista a um maior entendimento é também algo mágico. É sempre bom fazer as pazes e crescer junto, de mãos dadas.
  • Conversar com o pequenito e perceber que, apesar de tão brincalhão como só ele é, não é assim tão pequenito no pensar, que de vez em quando demonstra que pensa nas coisas e que acerta no dizer.
  • Ver o dia a começar com o sol a brilhar, finalmente, ao fim de tantos dias sempre cinzentos, quando não a chover.


11 comentários:

  1. Querida Margarida que lista de agradecimentos maravilhosa. Lá estão as pequenas grandes coisas da vida que nos inspiram e nos fazem feliz!
    A gratidão faz-nos ver a vida com outros olhos, faz-nos ver a luz mesmo nos dias cinzentos!
    Beijinho enorme minha querida, tem um bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós temos a nossa lista, só temos de nos focar nela, não é? Ainda hoje estive com uma pessoa que vê tudo pelo lado negativo. Bem sei que tem as suas razões, mas ela até estava numa situação feliz e mesmo assim preferiu enumerar o que perdeu, o que não tem, o que não pode, etc. E eu fiquei muito triste porque percebo que essa pessoa é muito infeliz... Enfim, consigamos nós fazer o melhor possível. Beijinhos e bom feriado também para ti! :))

      Eliminar
  2. São tantos os motivos que nos levam a ser gratas. Adorei os teus e as fotos e teu cantinho iluminado ficou SHOW! bjs, linda semana! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Chica, sejamos sempre gratos. Obrigada pela companhia e pela apreciação. O sol, é um show mesmo :)) Beijinhos.

      Eliminar
  3. Que lindas as tuas tulipas!! Também terminei um bordado que está a espera da moldura, e que será presente para o filhinho da minha prima, que nasceu em fevereiro. E estou tricotando um casaquinho para outra nenê e bordando outro quadrinho para outro nenê, que vai chegar em maio. Adoro fazer presentes também! Adoro unir o útil ao agradável!
    Que bom, se mais pessoas soubessem valorizar pequenos momentos do seu dia e da sua vida. Têm pessoas que ficam reclamando, a espera de grandes feitos e acontecimentos, grandes aventuras, grandes festas, e esquecem-se destes momentos tão tão pequenos, mas de tão grande significado!
    Uma excelente semana pra ti, que sabe valorizar as pequenas coisas da vida! E boas férias, ainda!!Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tiane. As férias terminaram hoje, mas valeram bem a pena pelo bom tempo que passei. Prossigamos então, um dia de cada vez, sempre valorizando os nossos preciosos simples momentos. Bons trabalhos por aí e uma semana cheiinha de excelentes oportunidades para ser feliz. Beijos.

      Eliminar
  4. Olá! amei seu cantinho com aparelho vermelho e corações que adoro fazer.
    É muito bom agradecer por tudo, ver em tudo beleza, assim deve ser nosso dia a dia.
    Por ora estou enclausurada dentro de casa, pois minha casa do mato está em reformas e sinto tanta falta.
    Aqui fico quase sempre só, minhas amigas moram longe, vizinhos modernos e novos não olham nem para comprimentar...marido viajando sempre a trabalho, mas finais de semana casa fica cheia de filhos e netos.
    Gosto mesmo do mato, lá tem tudo que eu adoro e minhas amigas são minhas vizinhas! Seu pequeno deve ser muito especial, e lhe faz companhia.
    Amei seus trabalhinhos ...é sempre melhor dar que receber!

    Uma bela semana! bjsssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma bela semana também para si, Lena! Aguente só mais um pouquinho. Logo logo as reformam terminam e pode voltar para o seu cantinho para junto das amigas e do mato :) Entretanto, aproveite bem a casa cheia dos fins de semana, yupi! Beijos.

      Eliminar
  5. Olá Margarida! Os seus presentes irão certamente fazer pessoas felizes!! Linda essa sua colecção de tulipas bordadas...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuela. É muito bom ter a sua apreciação! Beijinhos e tudo de bom.

      Eliminar