quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Mãos ocupadas, mente ocupada :) IV





Sem dúvida, as flores trazem felicidade. Trazer cores e formas para dentro de casa e dar-lhes visibilidade dentro de um recipiente é qualquer coisa de belo. E, a mim, leva-me lá atrás, aos anos dourados da idade tenra, em que as preocupações pouco mais eram que obter boas notas nos testes. Hoje faço-me lembrar a minha mãe quando, todos os fins de semana, vínhamos da aldeia e ela trazia um braçado de flores para compor nas jarras cá de casa, as duas que faziam vista na mesa da sala e na mesa da cozinha. Ela adorava flores e a todas dava destaque. Na altura eu não dava a devida importância a esse gesto, mas guardo o conforto que me dava sentar na mesa redonda da cozinha a estudar, a ler, a escrever ou a fazer outra coisa qualquer, e ela no lava-loiça de mármore a cortar caules, arrancar folhas, tirar espinhos, encher a jarra de água e demorar-se a fazer a composição que já vinha na sua cabeça. Era assim, invariavelmente, todos os Domingos ao fim do dia ou à noite. Há qualquer coisa de reconfortante na rotina... E é assim que, enquanto se fazem coisas com as mãos, a mente se mantém ocupada com coisas igualmente boas, construindo na alma doces momentos que servem de terapia e nos pacificam com o menos bom do dia a dia.
Aqui, para além das flores do nosso mini jardim, fiz o aproveitamento de uma abóbora verrugosa da nossa colheita abundante. Cortei o topo para fazer a abertura, retirei o miolo com uma faca deixando apenas a casca, enfiei-lhe dentro um copo com água e, a partir daí, tem sido usar a imaginação com o que tenho à disposição. E hoje, embora não com a assiduidade da minha mãe, até porque ainda não tenho o jardim que ela tinha, sou eu a trazer o meu braçado de flores e a enfeitar a minha casa. Tudo se renova e é bom reinventar o que já foi criado.

6 comentários:

  1. Que giras!
    Gostei da ideia de aproveitar a abóbora para jarra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e pela presença! Beijos e bom resto de Domingo.

      Eliminar
    2. Gostei do teu texto, Gostei muito, como aliás de tudo o que tu escreves......sempre Gosto ;)
      És Linda Amiga! muito mesmo.

      A ti, além da minha Amizade, dedico esta musica que adoro e que te cabe como o sapatinho de cristal coube na Cinderela :)

      Abraço e Beijo em ti ♡ ♡ ♡

      https://www.youtube.com/watch?v=5tBBsPxj5lI

      Eliminar
  2. • ●✿⊰ ❝Não há nada mais bonito do que a simplicidade, a simplicidade dos gestos, palavras, simplicidade de alma, simplicidade de um sorriso ou uma lágrima, a simplicidade de ver o mundo que nos rodeia com um coração simples ... mas sincero!❞ ⊱✿●•·

    Flores, muitas flores para ti, sorrisos e Paz.

    ResponderEliminar
  3. Margarida, este arranjo floral com a abóbora é do mais bonito que já vi! Parabéns!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuela. Ideias que só o nosso campo nos permite concretizar! Um privilégio, não é? Beijinho.

      Eliminar