quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Vindima










Neste primeiro dia do Outono, nada como dar-lhe as boas vindas com uma boa vindima!
Ai como eu adoro esta época do ano, em que o sol já encurta os dias e o interior da casa nos chama mais cedo para dentro. A luz do sol é mais límpida, enaltecendo todos os contornos e evidenciando os matizes da natureza. É inevitável, chega esta altura do ano e eu pareço renascer. A semana passada foi a semana da vindima para o "patrão" para quem trabalhei. Patrão, que é como quem diz, com patrões assim, ninguém precisa de andar a trabalhar com sacrifício!
Vizinhos da cunhada, não me conheciam de lado nenhum, mas receberam-me como se eu fosse da casa. Ela, mais doente, ficou em casa a fazer o almoço para o rancho. Ele, com uma genica incrível, trabalhava com energia e animava a malta. Sempre bem disposto, fartava-se de dizer que se não quiséssemos comer uvas, cantássemos, porque enquanto cantávamos não comíamos, pois então! E também se fartava de gabar que, apesar da idade, 75 anos, não sentia dores nenhumas. Ah valente! E aproximando-se a hora do almoço, só nos chamava e incitava a deixar o trabalho. O almoço, um belo repasto campestre, servido na garagem/adega/sala/etc., numa mesa bem à portuguesa, foi um banquete. Sopa de feijão bem grossa, salada, batatas com carne grelhada, vinho, fruta, bolo e café. E sem pressas e com muita conversa. A hora de voltar ao trabalho fazia-se serena, sem pressas, com os próprios trabalhadores a quererem ir ao serviço. Lindo! 
As uvas foram cortadas, escolhidas, conversadas, gargalhadas, foram animadas, pagas e tudo isto com um "eu quero tratar-vos bem, porque para o ano quero-vos cá outra vez!" Isso é que é falar! 
Foram dois dias bem animados, em que trabalhar foi um verdadeiro prazer.


7 comentários:

  1. Que delícia tudo isso.Te ler, entrar no cenário esse da vindima, do trabalho juj=nto e depois desfrutar de tudo isso! Coisa boa. Até chamei meu marido que é italianos e fazia as vindimas com os avós na Itália... Adoramos! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, nós os portugueses temos muitas coisas em comum com os italianos. Até porque vivemos tão perto, não é? Assim ele pode matar um pouco as saudades, eheh. Beijos e obrigada pelas palavras.

      Eliminar
  2. Vindimar. Aí está uma experiência, que espero um dia poder conhecer. :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benny! Voltaste! Devias ter vindo aqui mais cedo, que eu convidava-te para vindimar, eheh. Eu costumava vindimar com a minha família quando era adolescente e desde então nunca mais o tinha feito e repetir a experiência, desta vez, foi formidável! Beijos e boa continuação.

      Eliminar
  3. Que maravilha!
    Beijinhos! Bom Fim de semana!

    ResponderEliminar