sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Desolação













As fotos não fazem jus à realidade. Nem me preocupei com o efeito estético da coisa. Não tive energia nem ânimo. Afinal, depois de tanto empenho e investimento, ver parte da nossa produção devastada pelos javalis, produziu um impacto imediato devastador. Dou graças a Deus por ter a capacidade de me recompor rapidamente na maior parte das situações. E depois de registar a terra lavrada pelos focinhos fortes, as espigas do nosso milho ainda por acabar de criar roídas, parte do nosso milheiral deitado ao chão, as couves retiradas da terra, o feijão completamente devastado e as pegadas deixadas por alguns, hora de recolher os estragos para dar de comer aos animais. Nunca tínhamos tido a visita de tão ilustres criaturas, foi uma surpresa, bem desagradável por sinal. 
Mas pronto, refeita da desolação, o momento é para apreciar o que de bom ainda resta. Ainda não sabemos como vamos gerir este acontecimento e qual o impacto dele a médio prazo, mas da minha parte agarro o positivo e saboreio os morangos que, contra todas as probabilidades, continuam em força e mais saborosos que nunca; colho os tomates cereja que não param de amadurecer, bem como as beringelas e as curgetes; delicio-me a tocar e a cheirar a nossa alfazema, apenas lamentando não termos mais quantidade; observo o poiso que está a ser construído à volta do nosso carvalho para descanso do pessoal de trabalho (nós:)) e dou graças a Deus pela luz do sol que se põe e se filtra por entre as folhas das nossas árvores.
Em tudo, tudo, há sempre algo pelo que ser grato...

10 comentários:

  1. Puxa, eles são danados! E ainda bem restou o morango e lindas flores! Vai em frente! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Chica, o que vale é que eles não destruíram mesmo tudo, mas que deixaram um rasto de destruição, deixaram... Mas seguimos em frente, sempre :), obrigada. Beijos.

      Eliminar
  2. Imagino o sentimento... esta temporada tivemos um pequeno acidente com o tractor e destruímos uma parte da produçao de tomates... só me apeteceu chorar mas chorar nao resolve nada e sempre há que ver o positivo e seguir em frente. Na nossa zona também há javalis que adoram milho e texugos que adoram as ervilhas. Os nossos vizinhos sofrem um pouco, nós vamos escapando, eu acho que é porque vivemos perto da plantaçao e temos cao. O milho e as ervilhas é sempre semeado o mais perto da casa possível para evitar que o ataquem. Outra soluçao nao sei...Deste lado mandamos ânimo para ultrapassar esse desgosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindo, obrigada pelo apoio. É de certa forma consolador saber que há quem entenda o nosso sentimento. Pois, nós não vivemos perto da plantação nem temos cão e metade do terreno nem sequer ainda está vedado. Truques, tenho ouvido alguns, desde espalhar cabelo humano à volta das plantações, pendurar tampas de tachos para fazerem barulho, mas não sei, tudo me parece insuficiente diante da ferocidade de um javali, especialmente se se tratar de uma "javalia" com os seus "javalizinhos", que é o que suspeitamos, pelas pegadas... Mas enfim, há que seguir em frente e é o que estamos a fazer. Continuação de muitos sucessos por aí :)!

      Eliminar
  3. Oh...
    Vamos vendo e aprendendo...
    Só te posso mandar muita força!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) No impacto, a resposta é: está tudo contra nós, não vale a pena, tanto trabalho e despesa para quê?, tantos anseios para dar nisto, etc. Mas claro que vale sempre a pena. Tudo é crescimento. E se bem nos lembramos enquanto crescíamos, os ossos doíam, né? Vamos em frente. Beijos.

      Eliminar
  4. SÓ POSSO TE DESEJAR ANIMO ..AS VEZES ESTÁ TUDO TÃO PERFEITO E DERREPENTE A DECEPÇÃO, MAS VAMOS EM FRENTE , REVOLVER A TERRA DE NOVO , PLANTAR NOVAMENTE E CUIDAR, A VIDA É ASSIM .....AQUI ESTOU EU TENTANDO ME LEVANTAR DO TOMBO DA VIDA, MEIA SEM ANIMO, SEM CORAGEM .....MAS SÓ AS VEZES, A FORÇA É PARA FICAR BOA COMO ANTES! UM ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lena, perto da sua, a minha preocupação é bem menor! Mas creio que vamos vencer: eu na horta e a Lena na saúde! Beijos e muita força!

      Eliminar
  5. Que pena Margarida!! Vai ter de vedar muito bem esse terreno, para que não se repita:)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Manuela, é o que pretendemos, mas precisamos de tempo e de material para o fazer e tem de ir aos poucos... Enquanto isso, a bicharada vai tomando conta da situação. Mas enfim, lá chegaremos e como se diz, "quem ri por último, ri melhor", eheh. Beijinhos.

      Eliminar