quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mãos ocupadas, mente ocupada :) III
















Eu já sabia que, assim que o Verão chegasse e a horta começasse a produzir em força, começaria a minha azáfama na cozinha. Porque desde há uns poucos anos que tenho receitas para pôr em prática, receitas com produtos da horta, receitas que privilegiam os bons sabores do que é natural. Auxiliada pelo livro do costume, estou a adorar estar ao fogão. E auxiliada também pela minha vontade de aproveitar tudo o que da terra vem para que nada se estrague e para que as refeições fiquem saborosas.
Vivo dias mais calmos agora. Preciso deles para me pôr em ordem. O homem na horta e eu na cozinha :). Pura delícia!
A casa enche-se de aromas que saem do fogão e da mistura dos diversos ingredientes. E saem batidos, granizados, compotas, branqueamentos para congelação, chutneys e outras experiências várias que enchem os meus dias e a minha alma. 
E à noite, lá chega o homem, cansado mas feliz, com mais cor e variedade da horta para dar continuidade a tantas experiências que virão. Eu recebo-o, agradecida e feliz também, por me ver rodeada de tão recompensadora tarefa.
Sem dúvida, enquanto as mãos estão ocupadas a fazer coisas boas, a mente está igualmente ocupada a pensar coisas ainda melhores...


9 comentários:

  1. Cá em casa é a mesma azáfama! É uma tentativa de fazer esticar o verao e poder desfrutar dele no inverno. Dá trabalho que depois acabamos por agradecer. Boas receitas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos as formiguinhas a trabalhar arduamente no Verão para poder descansar um pouco mais no Inverno. Adoro as diferentes estações do ano. Bom trabalho por aí também!

      Eliminar
  2. Bom dia minha Querida :)

    Tudo me parece tão bem, bonito e carregado de sentido.....Variedade, cores e apresentação!
    Tudo OK, e daí, só podem sair coisas boas ;)

    "Mãos ocupadas, mente ocupada :)"
    Também me parece bem ;) gosto da abordagem.
    Aguardo os resultados, quero provar!! Pode ser?

    Tem Hoje um dia cheio de Bem ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Na tua próxima vinda, cá te aguardarei ;)! Beijinhos e uma vida carregada de sentido para ti.

      Eliminar
  3. Que delícia!

    Tenho muitos tomates para "tratar"... estava a pensar fazer ketchup ou polpa caseira... alguma recomendação?

    Bjs e bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tantas as recomendações, que não têm conta. Em qualquer livro de culinária e mais fácil ainda, em qualquer sítio da net, encontrará as mais variadas sugestões para aproveitamentos de tomate. Molhos, conservas, pickles, chutneys, pestos, ketchups, congelação... Não há motivos para estragar o tomate que aparece em abundância nas nossas hortas por esta altura. Bom trabalho ;).

      Eliminar
    2. :)

      Sim, eu sei que há muitas... já tenho alguns congelados, e tenho mais a ficarem maduros... A minha questão era saber se alguma receita te "falava mais ao coração"...

      Beijinho e Bom Fim de Semana!

      Eliminar
    3. Ui, no que toca a receitas, todas me tocam ao coração, eheh. Mas prometo começar a postar as que vou experimentando, ok? Beijinhos.

      Eliminar