segunda-feira, 27 de julho de 2015

Aprender de Cor quem Amamos


Comportamo-nos como se as pessoas de quem gostamos fossem durar para sempre. Em vida não fazemos nunca o esforço consciente de olhar para elas como quem se prepara para lembrá-las. Quando elas desaparecem, não temos delas a memória que nos chegue. Para as lembrar, que é como quem diz, prolongá-las. A memória é o sopro com que os mortos vivem através de nós. Devemos cuidar dela como da vida.
Devemos tentar aprender de cor quem amamos. Tentar fixar. Armazená-las para o dia em que nos fizerem falta. São pobres as maneiras que temos para o fazer, é tão fraca a memória, que todo o esforço é pouco. Guardá-las é tão difícil. Eu tenho um pequeno truque. Quando estou com quem amo, quando tenho a sorte de estar à frente de quem adivinho a saudade de nunca mais a ver, faço de conta que ela morreu, mas voltou mais um único dia, para me dar uma última oportunidade de a rever, olhar de cima a baixo, fazer as perguntas que faltou fazer, reparar em tudo o que não vi; uma última oportunidade de a resguardar e de a reter. Funciona.

  
Miguel Esteves Cardoso


3 comentários:

  1. É um truque curioso! Eu aprendi, sentindo na pele, quando perdi meu avô aos 16 anos. Na minha pressa de viver de adolescente, não percebi o quanto era valioso "perder meu tempo" ao lado dele, para que ele me contasse as mesmas histórias, fizesse as mesmas brincadeiras de sempre. Só percebi isso depois que ele partiu, tarde demais! Mas não foi tarde para não deixar acontecer o mesmo com a vó.Fiquei o máximo de tempo que podia estar com ela. E quero fazer isso com meus pais e com meus sogros afinal, "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que testemunho tão bonito, Tiane. Fiquei emocionada...

      Eliminar

  2. Boa escolha :)
    Adoro os escritos de Miguel Esteves Cardoso!!
    Pessoa de inteligência, sabedoria e sensibilidade.

    Para sermos Felizes, são precisas apenas duas coisas:
    Amar e ser-se Amado!
    Só assim a Vida segue em Paz com as memórias do coração!

    Beijo.

    ResponderEliminar