terça-feira, 5 de maio de 2015

Por estes dias













Por estes dias o trabalho continua. Nunca acaba, esse malandro. :)
Regar, regar e mais regar, que a chuva parecia que não tinha vontade de cair e tudo o que estava na terra gritava por água para matar a sede. Mas, para acalmar a ansiedade, abrandar e perspectivar positivamente todas as coisas é cá comigo. Assim, observar a obra da natureza materializada nas papoilas e demais flores, plantas e ervas, deleita-me e faz-me acreditar que todas as coisas boas são possíveis. E numa pausa para descanso, gosto de observar tudo à minha volta e imaginar histórias passadas de pessoas que amaram aquela terra, umas por opção, outras por não terem escolha. E hoje aqui estamos nós, prontos a amar esta terra talvez de uma maneira diferente, mas com a mesma intensidade no coração. Mas pronto, há que continuar a regar, na terra e na estufa, que tudo clama pelo líquido precioso.
Mas enfim a chuva vem. E vem com força. Felizmente a estufa proporciona-nos um abrigo seguro, certos de estarmos juntos, na melhor das companhias. O avô emprestou-nos o Bolinha fofinho, que veio até ao campo fazer brincadeiras de criança com o meu crianço, eheh.
E nos dias em que a chuva cai e não é preciso regar, realizam-se outras tarefas. Como referi, trabalho é coisa que nunca acaba por aqui! Fazer a mesa de apoio à estufa com materiais que tinham como destino o lixo, continuar a aprimorar outros aspectos da estufa, continuar a vedação feita com rede e paus que vamos buscar à serra, plantar mais flores do jardim que está a ser planeado à beira do ribeiro, por onde agora a água que caiu corre copiosamente. A água vem barrenta pela força de correr por entre o sulco que a corrente abriu ao longo do tempo. É uma força da natureza, esta que cai do céu e que vem abençoar a nossa terra. 
Entretanto, pela noite dentro, e já que favas e ervilhas são a fartura da época, os serões são feitos a descascar estes legumes, a trocar ideias de aproveitamento e armazenamento e a relembrar histórias antigas numa alegre actividade que promove o convívio entre as pessoas. Do melhor! 
E por estes dias se vive assim, entre sol e chuva, calor e frio, céu azul e céu cinzento, sementeira e colheita, e sempre com a constante do costume: o trabalho. 

5 comentários:

  1. O Bolinha é mesmo, mesmo, mesmo fofinho! Parece um peluche!
    E quanto à chuva, parece que veio toda ao mesmo tempo. E hoje está solinho. Pelo menos por agora!
    Beijinhos!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bolinha e lindinho, nao e? Suspiro... E sim, parece que o sol veio para ficar. Os dias luminosos são lindos, mas a chuva também fax tanta falta... Beijinhos e um dia brilhante!

      Eliminar
  2. Que delicia Margarida!! Mas o que me deixou mesmo a babar foram essas favas maravilhosas!! As minhas ainda estão atrasadas:(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As suas favas podem estar atrasadas, mas chegarão, e fortes! E tudo uma questão de tempo... Eheh, qualquer dia estamos a trocar sementes uma com a outra, como se fazia antigamente. Agricultoras de maos cheias, que nos somos ;)! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de vir aqui no teu blog porque encontro tudo o que gosto: a terra, o Bolinha, a chuva... muito lindo! E teus textos, sempre maravilhosos! Bom final de semana!

    ResponderEliminar