quinta-feira, 21 de maio de 2015

Do namoro com esta terra










Sim, é de um namoro que se trata, cheguei à conclusão, num destes dias, quando passeávamos por entre as árvores que plantámos no início do ano, batidos pelas saudades e pela ansiedade de ver se elas se estavam a adaptar, tal o nosso desejo de as ver bem. Isto ao fim de um dia ou dois de ausência. Saudades assim só se explicam pelo amor.
Um amor trabalhado ao longo dos dias e das experiências que fazemos para conhecer melhor este pedaço de terra, tão diferente na sua extensão. Aqui não deram tão bem as batatas, para a próxima é melhor fazer a sementeira ali. Ali, onde a terra é mais apertada, talvez seja melhor plantar mais couves em vez de tomateiros. E aqui, onde parece passar um veio de água por baixo, será melhor apostar nos agriões, ao invés das batatas deste ano que se estão a ressentir, apenas porque não sabíamos deste facto.
É uma terra tramada, esta. Muito temperamental. Mas nós amamo-la. E ela retribui-nos, sempre. Sente-se cuidada. Sente-se conhecida e bem tratada. Reconhecemos que não é a mais fácil das terras, mas é a que nos foi dada e aceitamo-la com amor. E é de um caso de amor que se trata aqui. Uma relação inesgotável de respeito, de cuidado, de entrega e de recompensa. Uma relação onde o sentimento é correspondido. E assim andamos apaixonados, todos os dias, até que ela nos tome para si e todos um dia voltemos aos braços do Criador.

6 comentários:

  1. Que lindo texto e que lindas hortaliças! Quanto sentimento por esta terra tão temperamental! Lindo! Bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tiane. Todas as tuas palavras estão certas! Bom fim de semana, cheio de emoções boas.

      Eliminar
  2. Horta maravilhosa, feita com dedicaçao e amor com certeza,
    meus rabanetes ainda não apontaram, eu nem gosto muito , mas acho lindos!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh, eu entendo, também há alimentos que não aprecio assim tanto mas que acho lindos! A natureza é linda. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Margarida, isso já não é um namoro!! É um casamento... sólido:):)
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Egeu, bem visto, Manuela! Obrigada pela correcção ;). Beijinhos e uma boa semana, cheia de luz e de verde.

      Eliminar