quinta-feira, 26 de março de 2015

Fé no futuro





Há realmente qualquer coisa de mágico em cada ser humano. Quando nos criou, Deus colocou em cada um de nós sentimentos inexplicáveis, que só são possíveis de entender quando vividos. 
Praticamente todos os dias, nas minhas semanas de estadia no campo, quando vou para o trabalho, à mesma hora da manhã, o vejo a subir a estrada em direcção ao único café das redondezas. Em meios pequenos, toda a gente conhece a história de toda a gente e já me fizeram saber que este senhor, por volta dos 60 anos, alto, forte, de bigode e cara fechada, é um alcoólico redimido, solteiro, que vive agora de um qualquer rendimento social, mas que sossegou na vida. 
Hoje, pelo contrário, em vez de o ver em direcção ao café, talvez por já ser mais tarde, vi-o ir na direcção oposto, a caminho de casa. Levava uma árvore na mão para plantar. Vinha do "Quintal", também a única loja agrícola por aqueles lados, das tantas que já vão proliferando pelo nosso país, uma vez que agora a agricultura é o que está a dar.
Fiquei feliz. Aquele senhor tem um objectivo na vida. Plantar uma árvore, cuidar dela, vê-la crescer e colher dela os frutos.
E isso faz-me pensar. O que nos leva a semear e a plantar? O que leva uma pessoa de mais idade a semear e a plantar? Fé. Pura fé. É que ser um jovem a fazê-lo, até se compreende, afinal espera ter muitos anos pela frente para ver todo o processo a completar-se. Mas uma pessoa de mais idade? É acreditar que ainda terá muitos anos pela frente e que os quer viver a ver desabrochar o que hoje é ainda um ser dependente; é acreditar que, quer viva muitos quer viva poucos anos ainda, valerá a pena viver para ver nem que seja o começo de uma nova vida vegetal a despoletar; é acreditar que, mesmo que morra no dia seguinte, alguém virá para cuidar daquela árvore para a fazer prosperar. 
E isto emociona-me. Alguém como nós, com uma vida tão frágil, amoroso o suficiente para querer cuidar e amar outra vida frágil. Seja um santo, um pecador. Nem sequer isso importa. Afinal, como já ouvi uma vez, um santo tem sempre passado e um pecador tem sempre futuro. E eu vi o futuro, hoje, nas mãos daquele homem com quem me cruzo praticamente todos os dias. Graças a Deus.
(Também nós plantámos muitas árvores no final do ano passado e início deste. E também elas já estão a dar sinal do cuidado que lhes temos prestado e da fé que depositámos nelas, crendo que elas já foram abençoadas para frutificar!)

4 comentários:

  1. Que bom ver o futuro lindo assim! Vale sempre!LINDO! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ser tão lindo assim, mas sem dúvida, é esperança. Beijos.

      Eliminar
  2. Gostei Margarida:) Fé no futuro...
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite também para si, Manuela, com sonhos cheios de fé no futuro que se chama amanhã, para que o dia seja cheio de esperança :)

      Eliminar