quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sobre nós







“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso,
Trabalhar em conjunto é a VITÓRIA!”

Ao deixar este pensamento, Henry Ford estaria a fazer nascer uma luz de perseverança dentro de mim. De facto, de vez em quando é necessário alguém relembrar-nos que nos devemos manter no caminho e no foco, especialmente diante das contrariedades, para que o alvo seja alcançado. 
Ao ler este pensamento, senti como se ele fosse a história da minha vida neste ano que passou, com o final ainda por escrever nos anos vindouros. 
O ano começou com união, uma união que começou sorrateiramente, com um estender de mão do meu agricultor, que na altura apenas me queria ajudar a percorrer o caminho que eu queria percorrer, mas não sabia como, e que também acabaria por vir a ser o dele. Progredimos nesta união, na persistência de aprender em conjunto e de caminhar com um objectivo comum. E se trabalhar em conjunto é a vitória, então a nossa está garantida! Porque todos os dias acordamos para respirar esta vida que abraçámos. Vivemos sem o glamour das reportagens das revistas sobre temas rurais, antes enfrentamos a realidade das roupas gastas e sujas, do corpo transpirado, das mãos ressequidas e encardidas, dos arranhões mais ou menos profundos na pele, das quedas mais ou menos aparatosas que se dão. Mas sim, são verdadeiros os testemunhos da gente que abraçou a vida no campo e se sente realizada com isso, da gente que sabe o quão bom é poder acordar a ouvir os passarinhos, poder trabalhar a terra e retirar dela o fruto, conviver com as origens e tradições da cada lugar, e poder saborear o sorriso franco que isso põe no rosto. Por vezes gostaria que fosse mais fácil pensar no passo a dar, somar os prós e os contras, fazer as contas e upa, começar. Porque o desconhecido não me assusta assim tanto, assusta-me mais a realidade. Penso, pensamos, discutimos estratégias, planeamos, fazemos, mas no fim, apenas o que obtemos é a satisfação de sermos nós próprios, de seguirmos aquilo em que acreditamos, ainda que aquilo em que acreditamos não seja suficiente para fazer face às necessidades da vida. Isto não tem a ver com a crise. Tem a ver com a sociedade instituída e na qual é difícil encontrar um nicho para quem queira agir de forma diferente. Mas enfim, creio no resultado do nosso trabalho, creio que não trabalhamos em vão, creio que a esperança vai resultar em concretização e a concretização na vitória! E nesta atitude, esperamos que a Primavera chegue...

4 comentários:

  1. Assim é que é, Ana! Força e fé, porque o amanhã pertence a Deus e Ele tem e quer SEMPRE o melhor para nós.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amem. Um dia de cada vez, e esperemos sempre pelo melhor, porque até aqui nos ajudou o Senhor e sempre ajudará! Beijos.

      Eliminar
  2. Teus textos são belíssimos! Esta reflexão está linda, me identifiquei bastante nela. Que seja um bom ano para vocês e que a terra lhes traga sustento para o corpo e para a alma! Feliz 2015!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tiane, por tão bons desejos. Desejo que 2015 vos traga tudo de bom, porque vocês também abraçam um estilo de vida diferente e bonito. Beijos.

      Eliminar