quinta-feira, 12 de abril de 2012

Um viva para os morangos!

Cresci no tempo em que frutas e legumes se comiam na sua estação própria. Fora da sua época, vivia-se o resto do ano a pensar em morangos, pêssegos, nêsperas, tomates, feijão verde... A batata tinha o seu período para saber a nova e só depois envelhecia o sabor, e o mesmo acontecia com o azeite. Ai, o azeite...
Hoje, no tempo das estufas e dos químicos e produção em série e rápida, poucos já são os alimentos que suscitam aquele impacto da primeira vez. Há de quase tudo durante todo o ano. Sem o verdadeiro sabor e aroma da época, é verdade, mas quase tudo nos está disponibilizado ao alcance de uma mão e de uma moeda no supermercado. É por isso que, quando chegam os morangos, a emoção da primeira vez instala-se. E é com alegria que constato que o meu filho também sente este prazer da primeira vez todos os anos por esta altura, quando aparecem os primeiros morangos e como ele os adora! Será que um dia também vai recordar que no tempo dele existiam alguns alimentos que se ansiavam durante todo o ano e que se saboreavam durante um curto período, mas cujo sabor se prolongava para lá do tempo?

3 comentários:

  1. Não tendo mesmo nada a ver (e partilhando desse mesmo sentimento) fizeste-me lembarar os gelados. Quando eramos miúdas assistiamos com tristeza ao recolher das arcas dos gelados. Outuno e Inverno não admitiam gelados. Depois, era a alegria de sermos surpreendidas ao vislumbrar arcas (da Olá) na rua.
    Os tempos são outros...

    ResponderEliminar
  2. O verdadeiro sabor destas frutas, está justamente no prazer da espera pela época certa para assim podemos degustá-las...é uma pena que este prazer nossos filho quase não possam ter mais!
    Beijos, bom final de semana.
    Maria Rita.

    ResponderEliminar
  3. São sabores de um tempo q não volta mais. Com o progresso e tecnologias ganha-se por um lado, mas perde-se por outro.

    ResponderEliminar