segunda-feira, 10 de julho de 2017

Não é fácil ser sim neste mundo não




A partir dos 40, muito muda... Depois dos 40, do meu ponto de vista, é a altura ideal para começar a fazer balanços. Porque já se viveu bastante e porque se pensa que ainda se tem outro bastante para viver. Porque já se viveram anos suficientes para aprender umas coisas e pôr em prática a sabedoria aprendida. É altura de dar importância às coisas verdadeiramente importantes da vida e deixar de lado aquilo que tira a energia, que não vale a pena e que não acrescenta nada aos dias. É altura de aprender a confiar e cada um terá o seu algo em que confiar - no meu caso, Deus - e prosseguir em fé e esperança. É altura de nos darmos valor e gostarmos daquilo em que nos tornámos, porque Deus, esse oleiro da vida, moldou-nos para sermos o que somos hoje, usando cada pedacinho de barro mais moldável ou mais duro, mas usando cada pedacinho para nos acrescentar e fazer crescer. Há quem fique deprimido com o passar do tempo. Há quem fique desgostoso com o processo de envelhecimento. Lido com muitas pessoas e sei do que falo. Mas não penso assim. Pelo contrário, tenho muito orgulho no passar do tempo e de poder usufruir do privilégio de passar por ele e aprender sempre algo novo todos os dias. E sei que, diante de todas as dificuldades da vida, há sempre uma base de sustentação que me faz permanecer a acreditar e a sorrir. Não é fácil. Claro que não. Há até quem me ache negativa, por vezes. É que, com os factos da vida, aprendi já que muitas vezes não é suficiente ser positivo, ou seja, acreditar sempre que as coisas vão melhorar. Mas há coisas que nunca vão melhorar! Isso é um facto. E diante dele, acreditar no contrário penso que não é inteligente. Ser positivo não é apenas acreditar que as coisas vão melhorar, é acreditar que NÓS podemos melhorar, independentemente das circunstâncias. E isso sim, é o verdadeiro desafio. Isso é ser sim neste mundo não. É acreditar que nada é por acaso, que tudo tem um propósito, que nós temos um propósito. E isso é lindo! É acreditar que muito do nosso mundo pode ruir, mas não somos atingidos de forma a cair, antes somos constrangidos a ficar de pé para a reconstrução. É acreditar que fazer exercício é excelente para manter o nosso corpo activo e ágil, ao invés de o fazer a olhar para as formas do corpo com ansiedade; é acreditar que amamos o que fazemos e de repente podemos ficar sem esse trabalho, mas haverá sempre alternativa; é acreditar que o ente querido que nos foi tirado foi para um lugar melhor e que nos deixou lições de vida que podemos aplicar na nossa própria até à hora do reencontro; é acreditar que somos suficientes em Deus e que temos dons para conhecer e pôr em prática, é acreditar que viver é mais do que existir, é acreditar muito mais além, que vale a pena cada minuto aqui, ainda que por momentos isso possa não parecer fazer sentido.


9 comentários:

  1. Texto verdadeiro e sempre lúcido. Hacquem se apegar às desgraças, ao lado ruim de Tudo e só reclame. O contrário é melhor! Bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, Chica, na praia é fácil ser positivo, né? Ahahah! Aproveitem bem! Beijos.

      Eliminar
  2. Amei o texto! Tem muito haver com a fase que estou passando os 41, você falou tudo que penso e bem assim mesmo. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu, pela sua visita e palavras! Um amor. Desejo-lhe uma boa década, com tudo de bom, com muito sabedoria e alegria :) Beijos.

      Eliminar
  3. Mais uma vez, parece que tiraste meus pensamentos de dentro da minha cabeça. rererere
    Não é fácil envelhecer, ou amadurecer, mas tento enfrentar isso da maneira mais leve possível. De que adianta se revoltar, né?! É tão mais fácil quando tentamos aprender com os fatos, por mais tristes que sejam. E também tenho tentado entender e aceitar a partida de entes queridos. Dói muito! Mas precisamos seguir em frente!
    Linda e profunda reflexão! Poderia ficar horas e horas conversando, trocando ideias sobre isso.
    Bjinho e uma semana de muita luz e muita paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Tiane, acho que as duas teríamos matéria para hooooras de conversa! :) E eu sei do sítio perfeito para o fazermos! Na tua casa linda, com essa vista fantástica. Suspiro... Provar o teu característico chimarrão e afagar um bichano enquanto conversávamos e eu estaria no céu. Boa? ;) Beijo grande!

      Eliminar
  4. Olá, já passei dos 60 a alguns anos, sempre com esperança e fé que as coisas vão melhorar, mesmo sabendo que algumas coisas não tem volta, mas não percamos a fé.
    Revoltas só atrasam nosso crescimento espiritual, estou devagar, ausente por
    problemas de saúde.
    Fizestes uma postagem para refletirmos!
    Belo dia bjssssssss

    ResponderEliminar
  5. Olá Margarida
    Que lindo e rico texto cheio de tanta esperança.
    É bom , muito bom ler estas palavras sábias de alguém que já sabe o que quer para si .
    É realmente um texto a reter para mim.
    E Deus sim Deus é também a minha âncora quando algumas vezes penso que vou afundar outra vez .
    Rezo , rezo muito .rezar é uma forma de amar e o amor é o inverso do medo
    Bj Margarida
    Lulu

    ResponderEliminar