sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pensamentos destes dias de chuva...





No penúltimo post falei na palavra resiliência, palavra que parece estar na boca do povo, nos últimos tempos. E desta palavra ocorrem-me muitos pensamentos que os últimos dias de chuva têm propiciado. Porque será que esta palavra está na moda? Penso que alguém já percebeu que a vida tem vida própria e se move à sua maneira, independentemente das nossas vontades. Nem tudo depende do pensamento positivo, nem tudo depende do muito lutar e acreditar sempre, nem tudo é assim linear como muitos querem fazer crer. Esse é mais um tipo de pressão que a sociedade coloca sobre nós. Já a resiliência, talvez outrora considerada um atributo dos fracos, nos liberta para aceitarmos aquilo que não podemos mudar e enquanto nos liberta, permite-nos também criar alternativas que se transformam em soluções. É colocada muita pressão sobre todos nós, hoje em dia. Para sermos os mais fortes, sermos os melhores, termos o melhor emprego, sermos os melhores pais, termos o corpo mais firme. Já a resiliência nos liberta para a aceitação e para a liberdade de simplesmente ser. E acreditar sempre no melhor que está para vir. Porque não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe. Assim é a vida, com a sua vontade própria, a ensinar-nos a viver e a sermos melhores seres humanos.
Bom fim de semana!

7 comentários:

  1. Nossa!!! Que baita reflexão!Fizeste eu voltar anos e anos da minha vida em minutos, e resumidamente, encaixá-la nas tuas palavras.
    Adorei este trecho "alguém já percebeu que a vida tem vida própria", pois penso muito nisso!
    Sensacional! Vou ter que copiar a tua postagem/reflexão e transcrevê-la na minha agenda para reler e refletir, volta e meia.. Adorei!
    Bjinho e bom final de semana! Vai ser com chuva aí? Aqui vai ser com muito calor... o importante é que seja bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Tiane, por aqui vai ser com chuva... Bem cinzento e molhado :) Obrigada pelas tuas palavras! Fazes sentir-me uma verdadeira filósofa, eheh. Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Ana, essa palavrinha parece estar mesmo nas rodas. Falaste exatamente o que acontece e parece que nos dias de chuva ficamos mais propensas às reflexões! Linda! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, Chica e fim de semana cheio de coisas boas para vocês.

      Eliminar
  3. Olá minha querida!

    Que maravilhosa e intensa reflexão! Obrigada por a partilhares connosco. Obrigada também me fazeres reflectir!
    Gostei mesmo de ler o que nos escreves, serviu-me tão bem :)

    Beijinho enorme e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho, Catarina e que todos os dias te sejam dias de paz!

      Eliminar
  4. Gostei muito do que escrevestes, meu pensamente também vai ao encontro qde que cobram demais de nós pobres mortais, muitos dizem para enfrentarmos, temos que ser fortes...mas na real, as vezes não podemos mudar muita coisa!
    adorei ..aqui muito calor, precisando de uma bela chuvinha!
    abraços!

    ResponderEliminar