domingo, 10 de julho de 2016

Domingo de gratidão


Domingo. Dia de abrandar. Dia de contar as bênçãos da semana que passou. Dia de agradecer. Independentemente das circunstâncias da vida, há sempre algo pelo que ser grato. Esta semana fui grata por:



  • Preparar refeições com os legumes da horta, agora que a produção começa a abundar. Chegou a época da abundância, que me faz acreditar mais do que nunca que o facto de haver fome no mundo é apenas o resultado da má gestão global, em que os ricos saem sempre beneficiados em detrimento dos mais necessitados. Não é compreensível que tantos deitem fora o que outros tantos estão ansiosos de comer!




  • Voltar a ser criança outra vez e, em vez de dizimar de uma vez por todas as lagartas que estavam a devorar a hortelã da varanda, tirá-las todas para um frasquinho, enchê-lo com alface fresquinha, e ver o processo da natureza a desenvolver-se. É só limpar os cocós que 8 lagartinhas fazem, meter uma folha nova e vê-las engordarem. A esperança é vermos borboletas. Bem sabemos que irão sair daquelas sem graça, parecidas com as traças, mas o processo é divertido e isso justifica a manutenção desta experiência :)




  • Descansar à sombra dos sobreiros numa tarde quente depois do almoço e ver o azul do céu e ouvir o canto ensurdecedor das cigarras e agradecer por ter a barriga cheia e tempo para descansar.



  • Passar a tarde a arrumar folhas secas para um monte para depois fazer um bom fertilizante para a nossa terra. Adoro fazer isto! É inevitável pensar na Vovó Donalda, uma das minhas personagens preferidas dos livros do Tio Patinhas. Imagens que guardo dela: fazer montes de folhas secas que depois os netos Zézinho, Huguinho e Luisinho pulavam e ela ficava toda chateada, conduzir o tractor pela propriedade e ter uma tarte de maçã a fumegar no parapeito da janela. Delícia pura já na altura, em que a minha imaginação infantil se animava a pensar que, quando fosse velhinha, queria ser assim, activa!
  • Ter um tempo para usufruir de momentos sozinha, só para mim, para poder desfrutar a meu bel prazer e descomprimir da semana de trabalho sufocante.
  • Perceber que consigo reunir forças para gerir dias complicados no trabalho e ainda chegar a casa bem disposta e fazer as tarefas domésticas necessárias com amor e alegria.
  • Ter a refeição pronta ao chegar a casa naqueles dias em que chego mais tarde - não há palavras suficientes para agradecer o bom que isto é!
  • Celebrar a passagem de Portugal à final europeia na rotunda principal da cidade, com muita gente reunida a vibrar na mesma energia.
  • Passear à noite pela cidade e visitar a feira medieval a decorrer aqui na cidade, num ambiente festivo e descontraído, bom de apreciar a três.
  • Fazer prendas com a carracinha, que lhe está a tomar o gosto e a dedicar-se à tarefa com toda a dedicação e amor e retirar de dentro de si, desta maneira, o melhor que vai no seu coração. Que crescer seja uma tarefa compensadora!



9 comentários:

  1. Beleza de fotos e principalmente de sempre saber agradecer por tudo! isso é GRANDE! bjs, linda semana! chica

    ResponderEliminar
  2. Uma experiência engraçada para fazer com as crianças, essa das lagartas.

    Uma boa semana para si, Ana, com muitas alegrias:)

    ResponderEliminar
  3. Quantas bênçãos minha Flor!
    Saber reconhecer o amor de Deus em nossas vidas é um grande afago para os nossos corações.
    Boa semana amiga querida do meu coração. ❤️❤️❤️❤️❤️❤️🙏🏼🙏🏼🙏🏼
    Beijinhos nos meninos. Hoje pensei em como seu "Mori" é um homem especial.
    Você merece. ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Norminha, tenho muitos motivos para agradecer. Mas eu acho que, para quem tem esse espírito no coração, mesmo que no tenha muitos motivos, inventa-os! :)) Beijinhos.

      Eliminar
  4. Só coisas boas! E são tão deliciosos os seus textos, Ana ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cláudia, que querida. Este comentário também faz da minha lista de coisas boas :) Beijinhos.

      Eliminar
  5. Que delícia de domingo! Parabéns pela vitória da seleção portuguesa! E parabéns por tantos bons motivos para agradecer!
    Bjinho!
    Ah... também adoro a Vovó Donalda!!!

    ResponderEliminar