segunda-feira, 14 de março de 2016

A camélia da Cacilda








Trago para casa a camélia branca raiada de rosa que a D. Cacilda me ofereceu e deixo que a água no copo lhe devolva a força que o calor da tarde lhe tirou. Olho para ela e, além da gratidão que sinto por tão generoso gesto, sinto o brilho da esperança de poder vir a ser sua vizinha e desbravar um novo caminho começado por ela e pelo Sr. José, seu marido, a quem a vida trocou as voltas e deu um fim bem longe daquele que tinham imaginado e pelo qual lutaram. Talvez lhes reste acabar os dias com boa vizinhança...
Apesar de já ser noite, acordo mais tarde para o dia seguinte, que continua a ser feito de flores. Flores, abelhas, terra e o produto dela, com as nossas batatas, alhos franceses, couves, nabos, cenouras, que agora a variedade não é muita, mas o sabor, esse continua riquíssimo.
De serenidade tento fazer os meus dias. E que ela não me abandone, para que me mantenha firme nas promessas de Deus de cuidar de nós com todo o amor e carinho. Para que, apesar de todos os vizinhos que já conhecemos, não nos vacile a fé, não nos esmoreça a vontade, não nos abandone o sonho e fiquemos pela D. Cacilda e pelo Sr. José. E descansemos, tal e qual como os passarinhos que observo do meu terceiro andar, pousados sobre uma caixa de estore que, sob o sol intenso da manhã, cuidam da sua higiene a dois, assim como cuidam do ninho que estão a construir, porque ainda que o calendário continue a contar os dias um a um e registe que ainda nos encontramos no Inverno, o sol e as temperaturas amenas anunciam que é já o tempo dos passarinhos e das flores.


4 comentários:

  1. Bom dia, Ana!
    Gestos como estes nos aproxima do ser humano. Felizes os que conseguem enxergar Deus em cada pedacinho da natureza e levar no coração a gratidão por cada dia, mesmo que estes pareçam difíceis ou fora de propósito. Se Ele estiver no comando, tudo sempre será perfeito.
    Adorei a foto dos pássaros.
    Abraços e linda semana.
    Márcia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Márcia. Sem Deus, tudo seria tão mais difícil... Beijos e uma semana cheia de coisas boas!

      Eliminar
  2. Que haja amor, força serenidade e fé!
    Que por muito que vacilem, que o vacilo seja passageiro...
    Que se encontre o rumo...

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Tomo essas palavras como uma oração e entrego-a a Deus. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar