segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Nazaré





















Faz hoje uma semana e a ordem era passar um tempo relaxado, longe do nosso sítio. Enchemos o carro, duas irmãs, duas sobrinhas e um filho e lá fomos nós, absorver o ar marítimo, ficar com o cabelo encrespado do sal, comer peixe e marisco fresquinho, passear pela areia, tirar fotos e mais fotos a tudo e mais alguma coisa, conversar, e nem o tempo cinzento nos abalou a motivação. A força das ondas contagiou-nos, o conforto dos casacos e mantas de lã à venda, o traje típico das nazarenas meteu-nos inveja e o clima carnavalesco que já se fazia sentir enchia as ruas de alegria e cor. Foi um dia bom, um dia de despejar a cabeça e enchê-la de coisas boas para animar a semana. E hoje, passada já essa semana, ainda tenho dentro de mim o som das gaivotas, o ritmo da música, o barulho das ondas, a força do mar, o cheiro do sal e do peixe seco, a pele escorregadia da maresia e a preguiça na viagem de volta a casa...



10 comentários:

  1. Que lindos momentos vividos por lá! Valeu a pena a semana animada e diferente! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto da Nazaré! Tão carregada de essência, de tradição, de gente com mil histórias prontas a partilhar! :)
    Imagens lindíssimas as que aqui colocaste. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a Nazaré tem muita essência, especialmente fora do Verão aliás, como qualquer praia, do meu ponto de vista :) Adoro a areia e o mar fora do rebuliço das massas, é quando consigo desfrutar em pleno da sua essência. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Coisa boa!!! Lindas imagens! (tirando os peixes secando, pois não como carne - rerere) Nazaré é onde tem as ondas gigantes que os surfistas mais atrevidos procuram? Adorei a imagem da pequena nazarena (é assim que chamam?) E os barcos na parede daquela casa, que coisa linda!!!
    Por aqui também é carnaval e estamos com muito calor! Passo o dia todo de biquíni, mesmo estando longe do mar. Como moramos afastados da civilização, com exceção de um, ou outro carro que passa com o som alto, a tranquilidade reina no carnaval do Recanto.
    Deve ter sido um belo passeio! E quando o passeio é bom, ele não acaba tão cedo, pois fica na nossa memória por um bom tempo! Bjinho e bom carnaval!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Tiane, estás bem informada, a Nazaré é onde há essas ondas :) Apesar de eu comer carne, acredita que aquele peixe ali todo a secar não me atrai minimamente, mas isso já é um aspecto essencial e característico das praias aqui da nossa zona, como se a praia já não fosse a mesma sem as banquinhas de peixe seco. Os barcos na parede pertencem a uma loja, uma das muitas que vendem artigos regionais e que eu adoro visitar. Sem dúvida, um passeio marcante. E por aí, que o Carnaval seja leve, calmo e cheio de refrescos :) Beijos.

      Eliminar
  4. Nazaré! Gosto tanto de me perder por lá... um passeio bem revigorante !! As imagens falam por si! Beijinhos com muita chuva aqui pelo Minho! Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, Manuela. Espero que o seu Carnaval tenha sido como desejava. O nosso não foi na Nazaré, mas foi muito bom, em família e com alguma chuva também. Tudo é bom :)

      Eliminar
  5. Que delícia de passeio, eu ia devorar os peixes , gostei de ve-los secando ao relento, aqui também temos ponchos para o frio...belas ondas!
    aqui muito quente , mas eu gosto, vai ter belas lembranças por dias! bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom guardar lembranças boas dentro de nós, sem dúvida... Beijos.

      Eliminar