sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secar tomate para comer mais tarde



O Verão já vai alto e hoje trago mais uma sugestão de aproveitamento de tomate, aquela bolinha vermelha que abunda e abunda até não mais acabar nas nossas hortas:).
Muito básica esta opção, mas ainda assim com os seus preceitos e sujeita a algumas possíveis falhas...
Temos duas hipóteses de secar o tomate: ao sol ou no forno.
Experimentei secar o meu primeiro ao sol, na minha varanda. Correu mal. E, de acordo com a minha experiência, correu mal porque, apesar de a minha varanda ser soalheira, só o é da parte da manhã até às 13h mais ou menos, e este tipo de secagem exige muito sol e constante ventilação, senão corre-se o risco de o tomate ir amolecendo por falta de calor suficiente e ganhar bolor. Que foi o que aconteceu com o meu e teve de ir para o lixo. Buááááá!
A outra opção, no forno, apresenta-se mais fácil para quem o quiser fazer dentro de casa mas atenção, exige-se que se certifique que o tomate está mesmo SECO, sem humidade nenhuma, senão corre o mesmo risco que a preparação anterior.
Posto isto, é tudo muito simples. O tomate seco conserva-se durante bastante tempo e basta mergulhar um pouco em água quente para ficar hidratado novamente. Pode usar-se em guisados, molhos, sopas ou ser servido sozinho, pois a secagem conserva os sabores. 
Ao secar o tomate ao sol, basta lavá-lo bem, cortá-lo ao meio, colocá-lo num tabuleiro com a parte cortada para cima e cobri-lo com um pano leve. À noite há que ter o cuidado de o resguardar do orvalho num local seco. Depois de seco, basta salpicá-lo com um pouco de sal grosso e orégãos e guardá-lo num recipiente de vidro que tenha sido esterilizado.
Para secar o tomate no forno é necessário cortá-lo ao meio e, delicadamente, com uma colher de café, remover as sementes. Forrar um tabuleiro com papel de cozinha absorvente e colocar o tomate com a parte cortada para baixo, a fim de perder o líquido. Deixar repousar durante 10 minutos. Aquecer o forno a uma temperatura baixa. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal não aderente, colocar o tomate com a parte cortada para cima, salpicar cada um com um pouco de açúcar, sal grosso e orégãos. Levar ao forno durante duas as três horas, ou até estes terem encolhido e perdido a água toda.
Como em todas as primeiras vezes, é necessária atenção e fazer apenas uma pequena quantidade, para ver como corre e aprender com a experiência. Depois, é só fazer bom uso dela e da abundância de tomate! 

6 comentários:

  1. Dá trabalho, requer cuidado,mas é bom e vale apena! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma forma de prolongar o sabor do Verão pelos meses seguintes :). Beijos.

      Eliminar
  2. Tenho alguns "secos", mas foram desidratados numa maquineta...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está o que é serviço! Eheh. Pois realmente também me teria feito jeito, mas pronto, já está. Emprestas-ma para o ano? ;) Bom fim de semana também.

      Eliminar
  3. Faço no forno. Dá trabalho, porque vou virando eles.
    Ficam deliciosos.
    Ótimo fim de semana.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Jô, assim dá um pouco mais de trabalho, mas também o resultado será bem melhor, aposto :) Obrigada pela visita! Bom fim de semana.

      Eliminar