terça-feira, 25 de agosto de 2015

Notícias da Flor












A Flor voltou a ter vida. Durante uns meses, foi arrecadação das ferramentas que serviram de apoio à nossa agricultura. Cansada do desmazelo a que a vi votada, pus mãos à obra e, homem na horta, mulher na "casa" e cria a ajudar com todo o empenho, depois de esfregar, limpar, lavar, sacudir, mudar, abrir, fechar e arrumar, a Flor voltou a respirar ar puro, com muita vida a entrar e a sair dela. Cama e sofá ao rubro, fogão a bombar, lava-loiça a lavar, mesa e cadeiras cá fora para comer, tudo é usado com alegria. Muita cor na Flor com as velhas mantinhas de retalhos da avó materna e almofadas das mais variadas proveniências mas com um aspecto em comum: o amor com que foram feitas à mão. Um orgulho artesanal, esta "casa".
Cá fora, a limpeza também se impõe. Cortada a erva seca, que o Verão tem sido rigoroso, chegou a vez de a amontoar para a queimar quando chegar o tempo de fazer borralheiras. Pentear o chão para amontoar também as folhas secas dos sobreiros para com elas vir a fertilizar a terra para as culturas, fez-me sentir uma verdadeira Vovó Donalda, uma das minhas personagens favoritas da infância. Adorava a quinta onde ela vivia, o tractor que conduzia, as tartes que deixava à janela a arrefecer, a casa cuidada, o celeiro grande, os montes de folhas que fazia no Outono para os sobrinhos espalharem em brincadeiras, suspiro... Lembro-me de sonhar com ela na altura e hoje, sinto-me como ela :). E viva a Vovó Donalda!
Tempo também para apreciar a colheita de azeitona que se aproxima. Depois das oliveiras limpas no ano passado e apesar de ainda pequenas, estão carregadinhas de promessas para o fim do Outono. 
Tudo neste meu pedaço de terra me inspira. E que bom é chegar ao fim das tarefas e gozar de momentos de descanso a bordar ou a ler. Até a carracinha se delicia com o novo livro dos recordes. Um orgulho, vê-lo assim sossegadinho, a ler. Momentos raros! Por isso mesmo, aproveitados ao máximo :).

11 comentários:

  1. Querida Margarida!
    Gostei tanto deste post!
    Tanta simplicidade, harmonia e amor que até me vieram as lágrimas aos olhos! Mas em bom!
    Continua a aproveitar!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que palavras tão bonitas! Também fiquei emocionada. Pois é, como diria a Chica no post anterior, a simplicidade é o melhor enfeite. E eu acrescento que o cheiro a limpeza é o melhor perfume. Sem dúvida, o simples é o que satisfaz! Beijos e obrigada.

      Eliminar
  2. Adoro!!! Está tao acolhedora que apetece passar aí uma noite...ou duas!!! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois apetece! Tenho muita vontade, mas o dia, neste caso a noite, ainda não chegou. Mas está para breve! Obrigada pelo incentivo :).

      Eliminar
  3. Ai, Margarida!!! Que lindo teu texto! Adoro tuas palavras! Tua Flor está muito linda! Adorei os quadrinhos de flores na parede, são ponto cruz, né? Me identifico muito com o teu blog, mas confesso, que estou em falta com a terra do nosso Recanto. Tratei os tomateiros há dois dias e lembrei muito de ti! Mas fora isso, não fiz mais horta. Desanimei com a última tentativa, quando, provavelmente formigas, comeram tudo!Agora tenho que roçar novamente o espaço e o medo das cobras? ai,ai... tuas postagens me dão energia para querer tentar de novo. Continue aproveitando ao máximo e passando esta energia para a gente. Bjinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiane querida, entendo o desânimo que sentes em relação à horta. Também o senti este Verão e não fosse o homem da casa, tudo teria morrido, não só pelo Verão seco que estamos a ter, como pelo próprio desânimo em si, que me bateu. Mas enfim, estando disponíveis de coração, o tempo põe tudo nos seus lugares e a nossa força e perspectiva voltam ao sítio certo. Não desanimes, há um tempo certo para todas as coisas debaixo do céu. E a horta vai aos poucos, e se não for a horta, há-de ser outra coisa, importa é estar em Paz. Beijos e força. Ah sim, os quadrinhos são em ponto cruz. Bem simples, mas como o espaço é pequenino, também não faria sentido uma coisa muito complicada :).

      Eliminar
  4. Querida Margarida, linda Flor do campo,
    que referente a ti na minha imaginação, é de cor rosada :)

    Sim, a tua escrita é airosa, desenvolta e objetiva é bastante agradável e fascinante!! Gosto muito de te ler, mas no meio de tudo, uma das melhores coisas,é essa Força invensível que mora aí dentro de ti.

    Parabéns por sempre dares a volta por cima.

    Beijos, risos e dias Felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paulinha, és uma querida. Quanto a essa força invencível, um dia falamos! ;) Deus abençoe o teu dia, pois só por Ele podemos ter força ao menos para respirar...

      Eliminar
  5. Adorei essas mantas, tão semelhantes aquelas que tenho, e feitas pela avó e bisavó dos meus filhos!! As imagens podiam ser todas minhas:)
    Uma boa semana para vocês!
    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Sei disso, Manuela. Já me tinha falado dessas suas preciosidades. Temos um tesouro que nos coube aproveitar, já viu o privilégio? Beijinhos e resto de boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Que flor mais bonita :) carregadinha de coisas giras ...adoro uma mantinha em patchwork ...alegra qualquer cantinho :)
    Bjs

    ResponderEliminar