quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Férias










Aaaah, férias... Chegaram ao fim. Mas que bem que me souberam.
Férias... Tempo de manhãs compridas sem pressa de acordar, almoços tranquilos a estenderem-se pela tarde fora, praias de águas azuis e transparentes, palmeiras a cobrir de sombra uma mesa cheia de refrescos de fruta natural servida por empregados esculturais, aventuras, descobertas, de tudo se fazem as férias.
De tudo isto, que foi inventado e também da realidade. As minhas férias foram feitas de despertares às 6h da manhã para entregar lenha a quem precisa já de preparar o Inverno, refeições corridas para cumprir prazos e acelerar o trabalho do moto-serra e a necessidade das colheitas na horta, muito trabalho na cozinha a preparar alimentos para congelar e a experimentar receitas com os produtos que a terra nos deu.
Mas não se julgue que trabalho é só canseira. É, mas também é prazer. E nestas férias, tive mais tempo para gozar o prazer de receber os alimentos e prová-los com vagar e paladar. Tempo para encher a casa dos aromas vindos do fogão e ficar grata por ter o congelador a abarrotar, garantindo o suprimento do Inverno que, não tarda, está aí. Tempo para estar com a cria e proporcionar-lhe todos os momentos possíveis com o Bolinha, incentivando-lhe a responsabilidade de o cuidar, alimentar, limpar os cocós e soltá-lo para juntos brincarem e libertarem energias como duas crianças iguais, garantindo boas gargalhadas a todos. Tempo também para momentos meus, tão preciosos, sentada no cafézinho simpático da aldeia, a ler, escrever, apreciar as vistas, pensar, ouvir as conversas das mesas vizinhas sobre acontecimentos na região e fazer projectos.
De outras coisas mais foram compostas as minhas férias. Mas o que deixo aqui registado foi o que mais me marcou, foi o que me fez renascer e voltar de novo à esperança e à alegria e ao prazer de viver.
Por tudo isto, e porque de certeza não haveria despertares prolongados nem resorts numa qualquer praia paradisíaca que me fizessem sentir isto, só posso dizer: vivam as férias!

7 comentários:

  1. E que bom que é fazer o que noutra época não seria possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, muito bom ter mais tempo e aproveita-lo com coisas que nos satisfazem :)!

      Eliminar
  2. Que bom carregamento de lenha!!!! Este ano vamos muito, muito mesmo, atrasados com a lenha para o inverno e tal com dizes, em breve já o teremos aqui! Continuaçao de bom trabalho e boas colheitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrasados numas coisas, adiantados noutras, cada coisa se faz no seu tempo e no tempo certo, tudo estará preparado :)! Bom trabalho por aí também!

      Eliminar
  3. Lindas fotos, Belo texto,como sempre, tudo está á tua altura.
    Tudo em cima....até a carracinha trabalha! ;)
    Que amoras apetecíveis!

    Força querida, sempre e sempre és a maior!
    As forças se renovam quando a vontade é grande! a Vida continua e tudo vale a pena :)

    Beijo e Abraço na minha Amiga do ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vontade é grande, mas por vezes as forças são tão canininhas... Mas enfim, um dia de cada vez e lá vamos conseguindo uma vitória de cada vez também ;) Beijinhos e vitórias na tua vida!

      Eliminar
    2. Obrigada ◕‿◕ de ♡

      Passo a passo se faz o caminho!
      Afinal são os.....
      Pequenos detalhes,
      Pequenas atitudes,
      Pequenos gestos...
      que possibilitam as grandes Realizações.

      Beijo e Abraço em ti ❀ ❀ ❀

      Eliminar