sábado, 18 de abril de 2015

Temos um carvalho










Temos um carvalho que está a crescer, num sítio estratégico para o qual já temos tantos planos. Não sei porquê mas, desde pequena que admiro a imponência dos carvalhos. E este resistiu a anos de abandono e desprezo para se mostrar agora a crescer na sua glória. 
Hoje fomos abençoados com chuva. Tão necessária para regar as plantações. Lindo, quase podíamos ver as batateiras a rirem com tamanha alegria.
Quem disse que a vida no campo era monótona? Errou profundamente. A vida do campo é viver um dia de cada vez, sempre na espera do que ele reserva a cada nascer do sol. E nenhum é igual ao anterior. Viver do campo é depender das condições do tempo, que nem sempre são favoráveis. E este ano tem sido especialmente seco para a época, o que afecta todas as culturas e o seu crescimento. Relembrando que a água é um bem sem preço. Quem a tem, que faça bom uso dela. Porque quem não a tem, vive na ânsia de a possuir para poder viver e dar vida. 
Nisto temos a certeza de que não mandamos em nada, muito menos no tempo. E hoje, rodeados de nuvens carregadas de água e electricidade, trabalhávamos com afinco e gratidão pela água que estava prestes a cair do céu. Os trovões que passaram ao largo não nos afectaram. Continuámos até a chuva quase nos ensopar. Para mim, ter trabalhado ao som dos trovões foi um embalo constante no meu louvor a Deus, certa da Sua grandeza e do Seu poder, da Sua magnanimidade e da Sua misericórdia, do Seu amor e da Sua direcção.
Não ambiciono mais que isto, mais do que esta vida quieta de aprender a trabalhar a terra e aprender a ser o mais auto-suficiente possível nas mais diversas áreas da vida. Viver é um aprender constante.
E chegar a casa cansada, mas com alegria para fazer um arranjo com as flores que o campo dá, é a recompensa mais que perfeita para um dia perfeito.

9 comentários:

  1. Tens uma vida que gostas e cheia desses encantos.LINDO! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode crer, Chica. E é um verdadeiro privilégio. Beijos.

      Eliminar
  2. Maravilhosas imagens , só de ver esse verde já me animo, abençoada chuva e belo vaso com flores !
    Muito linda as suas terras e enormes, eu me contento com meu pedacinho de verde, e nem me fale em água, aqui está se terminando, usamos a água que vem da serra , mas está cada vez mais minguada, estamos pensando em um poço artesiano ...mas não sei não!
    Desculpe minha ausência , a saúde está me pregando peças ...opero em Maio espero ficar boa logo .

    Um abraço e um belo domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui a água também ainda é um problema! Mas vamos indo aos poucos... É preciso não perder a esperança e a motivação. E isso é válido também para a sua saúde, Lena! Espero que corra tudo bem, e tenho a certeza que sim. Que Deus a abençoe! Beijos.

      Eliminar
  3. Depois de cumprir todo o processo de metamorfose vegetal, Margarida, você terá um gigantesco carvalho.
    Fotos cheias de paz.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera ter assim uma casa para restaurar...andávamos a pensar nisso mas acabamos por investir na compra do pavilhão onde o meu marido trabalha.... agora só daqui a 10 anos se tudo correr bem....

    ResponderEliminar
  5. Não tenha dúvida de que está no caminho certo:)
    Diga-me uma coisa, aquilo que se vê numa das imagens é uma estufa? Andamos por aqui às voltas para construir uma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, Manuela! :) Sim, é uma estufa, sim senhora. Toda feita por nós, utilizando restos de tudo o que se foi juntando ao longo dos anos. Abre daqui, solda dacolá, estica dali, cola aqui, enfim, ainda não está completa, mas estamos no bom caminho, está quase, quase. Eu nunca a teria conseguido pôr de pé, mas o meu homem multifacetado faz tudo e eu ajudo no que posso. Se pudermos ajudar, disponha! Beijinhos.

      Eliminar