sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pensamentos da Primavera













Com a chegada da Primavera e apesar do tempo instável próprio destes meses, a explosão de cores, formas e vida acontecem sem pedir licença. E com tamanha explosão, é inevitável que o mesmo ocorra dentro de nós. Há um burburinho no corpo que nos impele lá para fora, para buscar o ar e o sol e viver o exterior com gratidão e alegria.
Nesta vida de campo, acompanhando as estações, muitas são sempre as novidades a descobrir. Desde que me inseri mais a sério nesta vida da terra que a minha cabeça não pára e o coração deleita-se diante das possibilidades a aprender e a viver.
Senão vejamos. Vivo agora a agricultura. Muito tenho aprendido pelo privilégio de ter ao meu lado um professor experiente e amante desta arte. Pela prática intensiva desta actividade, lenta tem sido a minha aprendizagem, mas de si tão grandiosa e significativa que já ocupa boa parte do tempo, da mente e do coração. Estamos a viver o primeiro ano de agricultura intensiva e por isso mesmo, um ano de experiências, de adaptação ao terreno, de novos planos para o próximo ano decorrentes da experiência deste ano e assim será pelos vindouros.
Num futuro próximo, a estar já adaptada a este meio, confortável no meu saber e produção, vejo-me perfeitamente a viver um estilo de vida cada vez mais auto-suficiente e sustentável. Porque no campo, as opções são tantas, tantas! 
Por exemplo, adoraria ter ovelhas e retirar delas o leite para fazer queijo e manteiga de forma tradicional. E retirar também a lã para aprender todo o processo desde a tosquia até ao novelo!
Adoraria semear linho para aprender a fiar e a tecer em tear manual!
Adoraria semear trigo para colher, moer na minha moagem e fazer pão caseiro no forno feito de telha de barro antigo, pão com um sabor único!
Adoraria construir colmeias para aprender mais sobre a vida das abelhas e aproveitar delas o mel!
Adoraria cultivar o vime para fazer cestos e mais cestos, cestos que adoro para carregar os produtos da horta, os frutos, as flores, pousar a roupa passada a ferro!
Adoraria ter um cantinho para a minha oficina de olaria, porque terra boa para moldar eu já tenho!
Meu Deus, são tantas as possibilidades. E é tão bom saber que todas elas existem e que estão ao alcance de as planear e tentar, pelo menos tentar, concretizar alguma.
Mas por enquanto vivo a agricultura. Por opção. Por amor. E o resultado é já tão compensador, que o coração fica cheio e a existência transborda de vida.
Prova da mudança é que eu, que nem gosto do Verão, este ano estou ansiosa que ele chegue para ver o resultado das nossas plantações e fazer todas as coisas que tenho planeadas com esse resultado. Enquanto isso vou sonhando, sonhando com tudo isto que partilhei aqui e que move os meus dias. E ainda que concretize apenas um pouco disso, é neste mundo que me movo e faz de mim a pessoa que sou hoje.

4 comentários:

  1. Que lindas tuas flores e continua sonhando e vivendo da agricultura que te deixa assim feliz! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, Chica! Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Que bom q estás feliz!! imagens lindíssimas.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Querida Margarida! Este texto podia ter sido escrito por mim há alguns anos atrás! Foi assim que tudo começou:) Hoje já tenho os meus legumes, a minha fruta, as minhas galinhas, e as minhas ovelhas!! Ainda não vivo exclusivamente para isto, mas para lá caminho... Um grande abraço!

    ResponderEliminar