domingo, 5 de outubro de 2014

O que é isto?



O que é isto? Isto, meus amigos, é cocó. Ah pois é. Cocó de vaca e de ovelha, prensado e enformado nestes pequenos cilindros, que o tornam manejável.


Longe vão os tempos em que íamos directamente ao curral buscar o estrume dos animais para fertilizar as terras. Hoje é tudo mais moderno. Mas acreditem, o cheiro está lá, mantém-se, eh eh. O curioso é que eu devo ser das únicas pessoas no mundo, pelo menos a única que conheço, que diz que não desgosta do cheiro. Certo, não é o odor que escolheria para sair logo de manhã de casa para o trabalho - socorro! -, mas este é um cheiro que me lembra os bons momentos da infância. Aqueles em que as responsabilidades eram quase nulas e em que eu observava tudo como espectadora atenta.


As cores e os cheiros e as sensações vêm-me todas à memória quando enfio a mão dentro do saco para retirar estes cocózinhos que vão fazer maravilhas na terra e nas plantas que lá colocarmos. É tão bom caminhar pelos regos já abertos e prontos a receber as couves, alhos francês, alhos, etc.


Agora que a maioria baixa o sorriso e diz com alguma tristeza que já se acabou o Verão e com ele as culturas ricas e variadas, eu levanto o meu sorriso, gozo o ar fresco e fico extasiada diante do quanto se pode ainda cultivar numa horta de Inverno. Assim nos abençoe o céu com chuva na proporção certa, teremos horta à séria. Com o Outono, a nossa dependência da água diminui e isso renova a esperança nas possibilidades da produção da terra.


Tudo isto ao som dos passarinhos que por ali andam na sua vida, acompanhando-nos, ao som dos moto-serras que cortam árvores para fazer lenha para o Inverno, à luz do sol que anda mais depressa nesta época do ano a ao ânimo que vai marcando o nosso ritmo. Por estas e por outras, o Outono continua a ser uma estação muito estimada por mim.




6 comentários:

  1. Que ricos cheiros, que ricas cores e que rica horta ai vem!
    Feliz Outono!
    abraço***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Deus quiser, assim será! Feliz Outono pra ti também. Beijo.

      Eliminar
  2. AINDA NÃO VI COCÓZINHOS ASSIM, COMPRO ESTERCO DE UM CURRAL AQUI PERTO, PARA A HORTA QUE É MUITO PEQUENA.
    TAMBÉM GOSTO DO OUTONO , MAS NÃO GOSTO DO FRIO!
    GOSTEI DAS FLORES
    BELO PLANTIU AMIGA
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também ainda não tinha visto cocó prensado, eheh. Vivendo e aprendendo! Boa Primavera por aí, querida Lena. Beijo.

      Eliminar
  3. Margarida, que belas fotos!! Essa dos cócozinhos é que eu não sabia!! Sabe que o Outono também é a minha estação preferida?! Por tudo o que mostrou! Já vi que o ânimo continua... Também nós já´estamos a tratar da horta para ter legumes frescos no inverno! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Nem precisava dizer!!! Estava na cara, quer dizer, na mão..hehehe..que era cocô!!!
    Flor, só você mesmo. Eu faria tudo igual, só de luvas! ;))

    ResponderEliminar