segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Não há festa como esta









É o que dizem todos os habitantes de todas as aldeias por este país fora nesta altura do ano. Verão (ainda que com crises de identidade, de certeza) é sinónimo de festas e romarias. Não há semana nem aldeia sem festa e nestes dias foi a nossa vez de fazer a festa na festa, de juntar a família e preparar tudo para que a reunião se realizasse no espírito festivo que convém: muita comida, bebidas, mesa enorme, conversas animadas, crianças felizes, muita louça por lavar, mas também muita entreajuda. As sobremesas ficaram todas a cargo do meu padeiro agricultor e foi a assisti-lo que a festa começou para mim, num fim de tarde cansativo mas sereno. A expectativa das crianças e o ajuntamento da família que ia chegando . alguns bem barulhentos na sua entrada triunfal numa velha zúndapp pintada a pincel -, as animadas partidas de matrecos enquanto se esperava pelo próximo prato, os degraus calcorreados vezes sem conta entre a sala e a cozinha velha, uma animação reunida ao longo de quase 5 metros de mesa e ao longo de um fim de semana bem preenchido. E a festa fez-se no largo da igreja, com os habituais conjuntos musicais a animarem a noite e a quermesse pronta a satisfazer os ávidos de experimentar a sorte nas rifas - eu fui a primeira a levantar o dedo! - vencendo o frio e o cansaço, lembrando os meus 16 anos mas também lembrando que já não os tenho... E viva a festa|

6 comentários:

  1. Que maravilhosa festa assim,na simplicidade, família, amigos e clima perfeito que se pode sentir daqui! LINDO post, lindas fotos! bjs,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só faltou mostrar fotos da minha barriga, inchada que está de tanta comida. Socorro! Mas valeu a pena tudo, com certeza. Beijos.

      Eliminar
  2. Que legal! Adoro estas festas, seja com amigos, família, vizinhos. Adoro reunir pessoas e confraternizar, bem assim como comentaste. Que bom ter um personal padeiro! Eu tenho um personal marceneiro, personal fotógrafo, personal tantas coisas! Mas a padaria é por minha conta mesmo, adoro fazer bolos, sobremesas e afins. Não sou muito boa com comida de sal, mas tô aprendendo afinal, tenho um personal cobaia! :-) Adorei a postagem aliás, gostei muito dos teus textos, das tuas postagens, consegui ver bastante coisa ontem. Mas adorei a tua frase final, lembrar dos 16 anos e lembrar que já nos os tem. Sensacional! Boa semana para vocês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, que sorte ter um personal tantas coisas, eh eh. O meu padeiro agricultor também é um homem multifacetado, sinto-me uma sortuda. E festas é uma das coisas boas da vida, entre tantas outras! Beijos.

      Eliminar
  3. Tem coisa melhor do que reunir a família para uma festança, com diversão e comida boa ...eu adoro!
    me deu vontade dessa torta de bolacha aí meu Deus ....ando comendo demaissssss..kkk


    adorei! boa semana ! bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Lena, o bolo de bolacha estava bom demais!! Comi até quase rebentar. Bem sei que são 5 minutos na boca e dez anos nas ancas, mas paciência, estou bem consoladinha, eh eh. Beijos.

      Eliminar