sexta-feira, 4 de julho de 2014

Tão pouco para fazer, tanto tempo










Vamos reverter o velho pensamento? Vamos tentar tirar parte do stress que nos acomete nos dias que correm?
O comum é pensar que o tempo é sempre pouco para o tanto que temos e queremos fazer. É verdade. Quem vive em cidades grandes, quem tem projectos ambiciosos, quem tem filhos, sabe que é verdade. Mas podemos tentar reverter este pensamento, porque viver nele traz-nos angústia, frustração e ansiedade. Ora, se isso são sentimentos que não nos fazem assim tão bem, especialmente quando dominam a nossa vida, podemos tentar ver o ponto em que eles se encontram e tentar procurar uma saída satisfatória para que eles sejam substituídos pela paz, pela calma, pela serenidade. Fácil certamente que não é. Quem o escreve é alguém que ferve em pouca água e é nitroglicerina pura: boumm!! Mas vale a pena tentar. Eu quero tentar e confesso que tenho tentado e estou a obter muito bons resultados. Mas tive de escolher o caminho que a maioria não escolhe, longe do bulício, longe da ambição, longe do corropio, longe do poder, longe do espectáculo, longe do reconhecimento, longe dos cifrões e por aí fora. E assim, focada naquilo que me preenche, as minhas ambições de projectos e sonhos e objectivos a alcançar transformam-se em coisas pacíficas, porque tudo pode esperar, tudo tem um tempo para acontecer. Logo, dá para dar um profundo suspiro ao fim do dia, enquanto o sol se esconde atrás das árvores e agradecer porque o tempo é mais que suficiente para aquilo que temos para fazer. Isto é fruto do meu caminho, mas claro que isso não quer dizer que todos tenham de escolher esse mesmo caminho. Cada um tem o seu percurso a fazer e cabe a cada um procurar a melhor forma de o trilhar.
Quanto a mim, é desta forma que valorizo o lento e duro processo de ter lenha para aquecer nas longas noites de Inverno. Há que ir ter com as árvores, cortá-las, serrá-las, rachá-las, transportá-las, empilhá-las. É algo que não se faz num só dia. Pode levar dias, semanas ou meses. Depende de quem trabalha e das ferramentas de que dispõe para o fazer. Mas haja saúde e vontade, que o resultado é o mesmo: uma lareira quentinha e um serão agradável a bordar e a conversar quando o tempo chegar. O tempo assume, assim, outra proporção e permite descansar a alma no doce sentimento de "aaah, tanto tempo que tenho para as coisas que quero fazer"...

10 comentários:

  1. Belo olhar e enfrentamento sobre o tempo. Uma bela virada essa! Lindo de te ler e ver ,imaginar a tranquilidade! beijos,ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica. Um óptimo fim de semana também pra si! Beijo.

      Eliminar
  2. Divino, exatamente assim que me sinto quando estou na casa do mato, tudo no seu tempo , sem pressa de nada, e preparar a lenha pra acender uma lareira ou um fogão , é um ritual de paciência e prazer.
    Olhar o céu ver as estrelas, contemplar a lua e sentir o cheiro da mata, eleva o espírito.
    Descansar o corpo e no dia seguinte contemplar o dia raiando.....parece_me o paraíso!
    um dia ainda irei morar em definitivo por lá!
    com tu diz: tudo tem seu tempo!

    Adoro passar aqui..um lindo fim de semana!

    bjssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom, não é Lena? Também sonho viver assim um dia... Beijos e bom fim de semana pra si também.

      Eliminar
  3. Bela visão de vida, a vida moderna atual é confortável mas fica sempre a sensação de vazio, de que não se tem tempo ....o convivio com a natureza é algo mágico.

    Vivo em uma cidade pequena e mesmo assim, as vezes,é estressante,daí minha família e eu recarregamos nosssas energias com passeios na natureza.

    bjs!



    Márcia França

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Márcia. Eu também vivo numa cidade pequena e vejo como por vezes é stressante mesmo. Valha-nos a natureza para nos encher de vida! Beijo.

      Eliminar
  4. Descobriu a atitude certa, e o caminho que vale a pena percorrer... Tal qual eu:):) Li e reli o que escreveu e no final tirei-lhe o chapéu e aplaudi de pé! Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindas as suas palavras, Manuela, obrigada. Sabem tão bem neste dia em que o tempo continua a saborear-se lentamente mas em que o sabor já não é assim tão doce. Mas é só por hoje. Há dias assim. Há que olhar em frente e prosseguir e tudo o que é importante permanece sempre. Beijinhos e um óptimo fim de semana. Obrigada pela visita!

      Eliminar
  5. Tão bom de ler!!! Como expressa tão bem aquilo que eu própria sinto. Obrigada!
    um abraço.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Adorei! Estou vivendo isto agora e sentindo na pele que "não há escolha sem renúncia". Abraços!

    ResponderEliminar