domingo, 28 de outubro de 2012

Santa Iria



Conta a história que na antiga Nabância (Tomar) nasceu Iria, uma bela jovem. Desde cedo, Iria descobriu a sua vocação religiosa e entrou para um mosteiro. A região era governada pelo príncipe Castinaldo, cujo filho Britaldo tinha por hábito compor trovas junto da igreja de S. Pedro. Um dia, Britaldo viu Iria e ficou perdidamente apaixonado por ela. Ficou doente de amor e, em estado febril e desesperado, reclamava a presença da jovem. Temendo o pior, os pais foram buscá-la. Iria pediu-lhe que a esquecesse, porque o seu coração e o seu amor eram de Deus. Britaldo concordou sob a condição de que ela não pertencesse a mais nenhum homem. Passados tempos, Britaldo ouviu rumores infundados de que Iria tinha atraiçoado a sua promessa e amava outro homem. Furioso, seguiu-a num dos seus habituais passeios ao rio Nabão, apunhalou-a e atirou o seu corpo à água. O corpo de Iria foi levado pelas águas até ao Zêzere e daí ao Tejo. Foi encontrado junto da cidade de Scalabis (Santarém), encerrado num belo sepulcro de mármore. O povo rendeu-se ao milagre e, a partir de então, a cidade passou a chamar-se de Santa Iria, mais tarde Santarém. Cerca de seis séculos depois, as águas do Tejo voltaram a abrir-se para revelar o túmulo à rainha D. Isabel, que mandou colocar o padrão que ainda hoje se encontra na Ribeira de Santarém. (Fonte)

Segundo a crença, foi ali, na esquina do convento, onde hoje se encontra a estátua da santa, que ela foi apunhalada e atirada ao rio.


 
 E hoje chega ao fim a feira que lembra todos os anos, na nossa cidade, este acontecimento. Novas subidas e descidas na montanha-russa dos pequenitos, a adorada lagarta, só para o ano.

3 comentários:

  1. Lindas histórias... Belas fotos! beijos,tudo de bom e que tua semana seja linda!chica

    ResponderEliminar
  2. Sempre gostei de História.
    Hoje aprendi sobre a história de sua cidade e amei.
    Uma cidade antiga, muito antiga.
    Minha cidade é um bebezinho perto da sua e isso é lindo.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida,
    obrigada por nos tornar mais ricas com a história dessa cidade.
    Um beijinho carregado de carinho,
    mel e jasmim

    ResponderEliminar