quarta-feira, 13 de junho de 2012

Todos os dias é assim



Ando cansada. Mas feliz, não duvidem! É que a minha rotina diária tem sido cansativa. Com dois part-times e os dias mais compridos da primavera, quando vou buscar a minha carracinha é sempre igual: ao fim da tarde lá vamos nós jogar à bola. Banho. Jantar. E passeio a pé. Mas vale a pena. Vale mesmo a pena!


É por isso que eu acho que todas as crianças deveriam de crescer junto da natureza. A mim parece-me que é à natureza que todos pertencemos e é com ela que devemos viver ligados. Todos nós precisamos de espaço e as crianças então nem se fala.

 

Na sociedade moderna, a maioria de nós vive em cidades e em apartamentos, confinados a um espaço exíguo. Um espaço que tem de estar impecavelmente limpo porque não há tempo para perder com limpezas causadas por descuidos infantis.


Um dia destes fui visitada por uma senhora. Uma mulher muito bonita, com quase 50 anos, mas muito vistosa. Sempre viveu em Lisboa e em grandes apartamentos de luxo. Ao entrar, tive de desviar a bola do chão e desculpar-me pelo aspecto das paredes, que estão a reclamar uma pintura há um tempo, bem como pelos quadros descentrados na parede. É que tínhamos estado a jogar à bola, eu e ele. E ela respondeu: "Que sorte tu tens, já viste? A tua mãe joga à bola contigo. Eu nunca brincava com os meus filhos dentro de casa com medo de que sujassem alguma coisa. E hoje bem me arrependo. Às vezes dá-me saudades e gostava que o tempo voltasse atrás pra poder fazer as coisas de outra maneira."


Pois eu cá não tenho problemas desses! Brinco e brinco mesmo. Sinceramente, acho que as crianças não têm culpa de viverem em espaços pequenos e elas precisam de extravasar. Por isso não me importo com quadros descentrados que depois se consertam, com paredes manchadas que depois se limpam, com camas de laterais separadas que depois se colam, e por aí fora. E isso nada tem a ver com indisciplina e má educação. Adoro vê-lo cheio de energia, adoro vê-lo a mostrar-me as habilidades novas, adoro rebolar com ele, adoro explorar o campo com ele. Claro que isso exige cuidados redobrados a examinar o corpo dele, não vão aparecer bichos ou corpos estranhos, muitos banhos e muita roupa lavada. É uma bênção. É por isso que continuo à espera...

Add caption

2 comentários:

  1. Amiga,
    Pela maneira que você relatou suas "tarefas" diárias, eu fiquei com uma dúvida: quem se diverte mais, você ou Bernardo?...
    Se me responder que é ele, eu não vou acreditar...
    Beijos carinhosos para os dois.

    ResponderEliminar
  2. è muito lindo criar filhos assim,brincando, se divertindo!beijos,chica

    ResponderEliminar